dcsimg

Confira os gabaritos da 1ª fase


Este ano a Universidade do Estado do Pará foi a mais procurada em todo o Estado. Mais de 60 mil candidatos se inscreveram para disputar as 3036 vagas ofertadas pela instituição.

> Confira os gabaritos das provas: Tipo 1 | Tipo 2

O primeiro dia das provas do Processo Seletivo 2009 – Prosel e Prise - da Universidade do Estado do Pará (UEPA) foi marcado pela tranqüilidade nas 86 escolas que sediaram o certame no Pará. Dos 60.363 candidatos inscritos, 2.747 candidatos foram eliminados por falta. Este ano, a UEPA está ofertando 3036 vagas em 17 graduações. O Processo Seletivo 2009 da UEPA continua com uma prova de 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e língua estrangeira.

As provas começaram pontualmente às 8h e se encerraram às 13 horas. Nesta primeira etapa, os candidatos foram avaliados através de uma prova de conhecimentos gerais, com 56 (cinqüenta e seis) questões objetivas, valendo 1 (um) ponto cada, a partir dos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia. A pontuação dessa etapa é de 56 (cinqüenta e seis) pontos.

“Foi tudo muito tranqüilo. As provas começaram no horário, sem maiores intercorrências”, garantiu o pró reitor de graduação (PROGRAD), Neivaldo Oliveira.

Ele explica que a grande procura pelos cursos da UEPA – que neste ano foi a maior dentre todas as instituições do Estado – se deve, dentre outros fatores, ao constante processo de melhoria e qualificação da universidade. “A UEPA foi a universidade que teve a maior procura tanto quantitativamente falando, quanto na avaliação proporcional. É difícil precisar, mas a explicação para isso está em fatores como o fato da UEPA ter cursos bem atuais, como o de engenharia ambiental, a credibilidade da instituição, qualidade do ensino, a certeza e a tranqüilidade sobre a duração do curso”, afirmou.

Após uma hora do início das provas, os candidatos começaram a deixar as salas. Para Erliane Lopes, que tenta o vestibular de Medicina pela segunda vez, conseguir entrar no curso é um sonho antigo. "A prova foi boa, não foi cansativa, acho que dessa vez eu consigo".

Erliene também procura seguir algumas dicas para fazer uma boa avaliação. "Nos dias antes da prova eu tento dormir mais cedo, trazer uma barra de chocolate e pedir à Deus que esteja comigo, porque nesse momento só sou eu e ele", garante.

Para a candidata Flávia Lima a realização da prova foi mais uma etapa vencida. “O processo pra chegar até aqui é bem estressante, principalmente porque no convênio, como é o meu caso, os professores pegam bem pesado. Estou tentando uma vaga em Biologia porque acho uma profissão bonita", diz a candidata Flávia Lima.

Pontuação – O Processo Seletivo 2009 da UEPA continua com uma prova de 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e língua estrangeira.

A relação dos classificados para a terceira etapa do Prosel será divulgada no dia 10 de dezembro. Os candidatos do PROSEL que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fases estarão eliminados.

Nesta terceira etapa, que será realizada no dia 14 de dezembro, o ponto de corte ficou em 12 pontos na prova objetiva. Será respeitada a proporção de cinco alunos por vaga na disputa, garantindo pontuação idêntica na última colocação e será exigido, pelo menos, 6 pontos na prova de redação.

A relação final dos aprovados no Prosel deve ser divulgada na primeira quinzena de janeiro. Já os que realizam as provas do Prise, o resultado estará disponível no mês de abril de 2009 para impressão no site da UEPA.

Concorrência

Engenharia Ambiental é o curso mais procurado nos processos Seletivos. A concorrência ficou na média de 73,95 para disputar 20 vagas ofertadas, foram inscritos 1.479 para o Processo Seletivo (Prosel), já no Prise o mais concorrido foi o curso Engenharia de Produção com 20 vagas ofertadas para 187 inscritos com a média de 9,35 candidatos que disputam por cada cadeira na Universidade.

O segundo mais concorrido no Prosel vem o curso de Engenharia de Produção com 1.429 candidatos inscritos disputando as 20 vagas ofertadas no processo seletivo 2009, o que representa uma média de 71,45. Por terceiro veio o curso de Fisioterapia com 1.373 inscritos concorrendo as 20 vagas, a média ficou 68,65 candidatos por vagas. Medicina ficou em quarto lugar no quesito demanda/oferta com 55, 18, no entanto, ainda é o curso com o maior número de inscritos, com 2.759 candidatos pelo Prosel e 187 pelo Prise. No Prise em segundo lugar, o curso de Engenharia Ambiental se destacou com 182 inscritos, a concorrência ficou 9,10 candidatos por vagas.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: