dcsimg

Está anulada a questão 77


A Vunesp, que organiza o vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) comunicou que "a banca elaboradora reconheceu seu erro [na questão 77 de inglês]. A questão está anulada".

O enunciado trouxe um erro pois o texto está no tempo presente (e flexionado de maneira incorreta), o que invalida a alternativa apontada como correta pela Unesp (A) e deixa a questão sem resposta. A resposta da voz passiva está no passado enquanto o verbo do enunciado está no presente.

No entanto, a professora Cristina Armaganijan, do Objetivo, faz questão de ressaltar: "foi uma prova bem feita".

E biologia?

Os professores do Anglo apontaram um erro no gráfico apresentado na questão de número 15, de biologia. A questão não tem resposta correta entre as alternativas, segundo o professor Sezar Sasson. Os números da figura, explica ele, representam alguma "novidade [na evolução dos grupos] que aparece e se mantém daí por diante". O enunciado pede que o candidato aponte em que momentos os grupos passaram a ter "núcleo delimitado por membrana" e "tecidos verdadeiros". No entanto, os fungos não apresentam tal característica, como aparece no esquema.

Segundo a assessoria de imprensa da Vunesp, a questão de biologia com problemas apontados pelos professores de cursinhos está "sob análise". Ainda não se sabe se ela será anulada ou não e a decisão deve sair "nos próximos dias", segundo a Vunesp.

Calendário

Na segunda-feira (15), 25 questões discursivas - em que o candidato precisa formular resposta por escrito - serão aplicadas conforme a área pretendida:

Biológicas: dez questões de biologia, seis de química, cinco de física e quatro de matemática;
Exatas: dez questões de matemática, nove de física e seis de química;
Humanas: dez de história, nove de geografia e seis de português.

No terceiro e último dia de provas, haverá prova de português e de redação (dissertação) para todos os candidatos.

Graduações oferecidas

São oferecidas 6.374 vagas em 153 opções de cursos em 18 cidades. O curso mais concorrido foi o de medicina de Botucatu, com 115,6 candidatos por vaga.

Na área de ciências biológicas, os estudantes podem optar pelos cursos de agronomia, ciências biológicas, ciências biomédicas, ecologia, educação física, enfermagem, engenharia florestal, farmácia-bioquímica, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, terapia ocupacional e zootecnia.

Para a área de ciências exatas há os seguintes cursos: ciência da computação, engenharia (ambiental, biotecnológica, cartográfica, civil, de alimentos, de materiais, de produção mecânica, elétrica, industrial madeireira e mecânica), estatística, física, física biológica, física médica, geologia, matemática, química, química ambiental e sistemas de informação.

Na área de humanidades, há as seguintes opções: administração pública, arquitetura e urbanismo, arquivologia, arte-teatro, artes visuais, biblioteconomia, ciências econômicas, ciências sociais, comunicação social (jornalismo, radialismo e relações públicas), design, direito, educação artística, educação musical, filosofia, geografia, história, letras, letras-tradutor, música (canto, composição ou regência e instrumento), pedagogia, psicologia, relações internacionais, serviço social e turismo.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: