dcsimg

Instituição se prepara para receber os novos cursos a ser implantados até 2011


A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está se preparando para receber os novos cursos a ser implantados até 2011. A partir do ano que vem, haverá aumento não só no número de cursos mas também no de vagas, inclusive nas graduações já existentes. Com os novos cursos, serão 1100 vagas a mais, das quais 620 são destinadas aos cursos do Campus do Bacanga, em São Luís.

Segundo o professor João de Deus Mendes da Silva, do Departamento de Planejamento Acadêmico, a maioria dos cursos entrará em 2010, nos campi da capital e interior, mas no segundo semestre do próximo ano, serão abertas vagas no curso de Pedagogia em Codó. Todos os sete campi da UFMA serão beneficiados. “As mudanças mais significativas são nos projetos pedagógicos dos cursos”, diz João de Deus.

Os cursos na área de Engenharia serão implantados em 2009, no campus de São Luís, e estão sendo discutidos por uma comissão formada por docentes da área de Ciências Tecnológicas. “A idéia é criar um núcleo de Engenharia, algo inédito não só para UFMA como para o Estado”, explica o professor.

Para atender a essa nova demanda, são necessárias reformas e construções de laboratórios e prédios. Sobre o assunto, ele destaca licitação de um novo prédio, com auditório e restaurante próprios, a ser entregue no fim do próximo ano. “O orçamento total de obras previsto para 2009 está em torno de 20 milhões de reais, para ampliação de infra-estrutura”, destaca.

A importância dessas mudanças vai além dos limites da Universidade. “A UFMA, por sua grandeza e relevância para o Maranhão, tem como papel oferecer o melhor em capacitação, e a implantação de novos cursos e aumento nas vagas representa o maior projeto de inclusão no estado, fundamental para seu desenvolvimento”, afirmou João de Deus.

Mais informações: www.ufma.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: