dcsimg

Nos exames a partir de janeiro, o uso do trema será opcional


Quem fizer prova discursiva a partir de 1º de janeiro poderá escolher se colocar, ou não, os "pingos nos us": o fim do trema, assim como as outras mudanças na ortografia que vigoram a partir do ano que vem, será facultativo até 2012.

"Até lá, os vestibulares não poderão descontar nenhum ponto dos candidatos que adotarem a grafia atual", disse Godofredo de Oliveira Neto, presidente da Comissão de Língua Portuguesa (Colip) no MEC (Ministério da Educação).

A Fuvest, maior vestibular do país, afirmou que "seguirá a lei a risca: até 2012, aceita as duas grafias", segundo a assessoria de imprensa da instituição. Em 5 de janeiro, 38.606 candidatos farão prova de redação e língua portuguesa.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) informou tem recomendação parecida, mas faz, por meio da comissão de vestibulares, um alerta aos candidatos: "continuará sendo erro usar trema em palavras que não o aceitam mesmo na norma atual".

A Unicamp já universidade já aplicou sua prova de redação, mas terá questões discursivas - que exigem resposta por escrito, em vez de teste de múltipla escolha - entre 11 e 14 de janeiro.

Na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), também com provas de redação em janeiro, "o que era considerado erro na ortografia antiga, como falta de acento circunflexo em vogais dobradas, será aceito na versão atual".

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que aplica todas suas provas de vestibular em janeiro, também afirmou "estar ciente de que terá de considerar tanto a grafia atual quanto a nova".


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: