dcsimg

Divulgada a lista com aprovados na primeira fase do PSS 2009


O Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o “listão” com resultado dos candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo Seriado – PSS 2009. A relação com o nome dos candidatos aprovados será disponibilizada no site www.ceps.ufpa.br e em um mural fixado em frente à sede do CEPS no campus Guamá da instituição.

A UFPA realizou a sua primeira fase de provas no domingo, dia 07 de dezembro. Inscreveram-se 47.702 candidatos para o exame realizado na capital e no interior do Estado. Eles responderam a 55 questões de múltipla escolha, envolvendo conteúdos da 1ª série do Ensino Médio. O gabarito das questões do exame foi disponibilizado no site do CEPS no mesmo dia da prova. Conforme, previsto o resultado final dos que seguem na disputa vem antes do Natal.

Os cartões-resposta dos candidatos que fizeram prova foram inspecionados fisicamente um a um, bem como analisadas as atas de sala escritas pelos fiscais de sala e pelos coordenadores que atuaram nas escolas utilizadas no concurso. Após esse procedimento, os cartões foram liberados para a leitura eletrônica. Seguiram adiante na concorrência por uma vaga na universidade os candidatos que obtiveram mais de 30% de acerto nas questões da prova e que não tiveram um número superior a quatro notas zero.

Os aprovados também conhecerão pelo “listão” divulgado neste sábado o local de realização das provas referentes à segunda fase do PSS, além de poderem consultar a pontuação obtida na prova da primeira fase por meio de acesso ao site do CEPS e escolha da opção CONSULTE SUAS NOTAS. Para isso, é necessário ter em mãos o número de inscrição no concurso e o número do documento de identidade informado no ato da inscrição.

Segundo o CEPS, 2.802 candidatos faltaram à prova da primeira fase em todo o Estado, representando 5,87% do total de inscritos. No interior, foram 1.141 faltosos (7,22%). Em Belém, foram contabilizados 1.661 faltosos, equivalentes a 5,21% do total. “Como podemos observar, o percentual de faltosos está dentro do esperado e os números se mantêm próximos aos do ano passado quando registramos 2.925 faltosos, equivalentes a 5,26% do total de inscritos”, analisa Luiz Acácio Centeno, diretor do CEPS.

2ª FASE: Tomando conhecimento de sua aprovação, os candidatos às vagas dos cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará deverão se preparar para a segunda fase de provas, marcada para o dia 11 de janeiro de 2009. O exame terá 54 questões de múltipla escolha e exigirá 40% de acerto para aprovação. Para se classificar, o candidato também não poderá possuir quatro ou mais notas zero. Além disso, os candidatos que vencerem esse corte ainda serão submetidos ao corte na razão de três candidatos por vaga em cada curso.

Tal corte, será feito separadamente considerando-se os candidatos cotistas e não-cotistas, uma vez que 50% das vagas de cada um dos cursos ofertados pela instituição, desde 2008, são destinadas aos candidatos que concorrem no processo mediante o sistema de cotas. Por isso, após a divulgação da relação dos candidatos que obtiverem na 2ª fase rendimento igual ou superior a 40% e não tiraram quatro ou mais zeros, isto é, antes do corte na razão de três candidatos por vaga em cada curso, aqueles candidatos aprovados e que se declararam cotistas no ato da inscrição serão convocados para apresentar a documentação comprobatória de que cursaram todo o ensino médio em escola pública em período especificamente destinado para tal. Os candidatos que não apresentarem a referida comprovação poderão seguir na disputa porém na condição de não-cotistas.

Mais informações: www.ceps.ufpa.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: