dcsimg

Confira o que deve cair na segunda fase


De 4 a 8 de janeiro, ocorre a segunda fase do processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Os exames começarão às 13h, com quatro horas de duração máxima para a prova de Português, no domingo, e três para as demais - História ou Química na segunda-feira, Geografia ou Biologia na terça-feira, física na quarta-feira e Matemática na quinta-feira.

Foram convocados 38.606 dos 138.242 vestibulandos inscritos na primeira fase do concurso que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), Academia do Barro Branco e Faculdade de Medicina da Santa Casa.

Os estudantes concorrem a 10.557 vagas na USP, 100 vagas na Santa Casa e outras 50 na Academia do Barro Branco.

Confira algumas dicas para as provas da segunda fase da Fuvest

PORTUGUÊS Perguntas recorrentes sobre situações de manejo e de funcionalidade da língua em que são explorados mecanismos de coesão e de semântica. As questões, de modo geral, tentam evitar a necessidade de memorização da nomenclatura gramatical mais tradicional. Há questões de interpretação de texto. Nas de literatura, predominam as relativas às obras de leitura obrigatória, mas com a possibilidade de haver alguma fora desse contexto, conforme já aconteceu em muitos vestibulares de anos anteriores.
HISTÓRIA O vestibular da Fuvest, nos últimos anos, tem procurado cobrar do vestibulando a capacidade de comparação, aproximação e diferenciação de processos históricos. A idéia é permitir que haja uma avaliação das condições históricas em determinados temas recorrentes que marcam a vida humana ao longo do tempo. Assuntos como escravidão, povoamento (colonização), modo de produção, democracia e independência política já foram cobrados.
É importante ficar atento a questões como mudanças comportamentais, desenvolvimentos tecnológicos, relação homem-natureza, nacionalismos, instituições políticas e eventos culturais. Nesse sentido, podemos encontrar na prova, por exemplo: cultura clássica (greco-romana) em relação à cultura medieval; Renascimento urbano-comercial e retomada do humanismo na Idade Média; Revolução Industrial e seus efeitos; Iluminismo e organização político-institucional dos Estados por oposição ao absolutismo; unificações políticas no século XIX e imperialismo; crise do liberalismo e ascensão dos Estados totalitários.

QUÍMICA A prova da segunda fase da Fuvest habitualmente exige muitos cálculos e extrema atenção do aluno, trabalhando principalmente com físico-química e reações orgânicas, nas quais se exige tanto conhecimento teórico como aplicação prática.
GEOGRAFIA Assuntos ligados a impactos ambientais (urbanos, rurais e globais) tradicionalmente são trabalhados. Geopolítica, globalização, economia brasileira e mundial também são temas com grande possibilidade de surgir. O vestibulando deve dar atenção especial às imagens (gráficos, tabelas, mapas e fotografias). Os mapas se destacam: algumas questões exigem obrigatoriamente uma análise atenta do mapa para a sua resolução.
BIOLOGIA Entre os assuntos mais abordados estão a zoologia e a fisiologia animal, com destaque para digestão, circulação e respiração; a botânica e a fisiologia vegetal, com os temas fotossíntese, transpiração e condução da seiva. Muito comum nos últimos vestibulares são as árvores filogenéticas. Na embriologia e na evolução, os principais conceitos devem ser revistos, tais como anexos embrionários, lamarckismo, darwinismo e neodarwinismo.
Em genética, destacam-se análises de genealogias, os heredogramas, herança ligada ao sexo, ligação gênica e grupos sangüíneos. Em ecologia, merecem atenção assuntos como relações ecológicas harmônicas e desarmônicas, controle do tamanho das populações, cadeias e teias alimentares, poluição do ar, efeito estufa e camada de ozônio. Doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes podem também estar presentes.
FÍSICA Com ótimo nível, sem complicações desnecessárias, a prova normalmente apresenta questões que englobam os principais pontos da matéria, formuladas com enunciados claros que valorizam interpretação de textos e abordam os conteúdos tradicionais do Ensino Médio. Alguns tópicos que costumam estar presentes: movimento uniforme, conservação da energia, gravitação, imagens conjugadas por sistemas ópticos, energia elétrica consumida em kWh, partícula carregada se movimentando em campo magnético, transformações gasosas e equilíbrio térmico.
MATEMÁTICA Alguns tópicos freqüentes na prova são função de 1º grau, relacionada com equação da reta e áreas de figuras; função de 2º grau, com aplicação em áreas (máximos e mínimos); logaritmos aplicados à matemática financeira e a cálculo de pH (soluções químicas); números complexos relacionados a lugar geométrico; equações polinomiais, desatacando-se raízes complexas e relações de Girard; cilindro e esfera (composições entre seus volumes e áreas de superfícies) e probabilidade.

Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: