dcsimg

Divulgado o resultado do PSV 2009


A relação com a classificação final dos candidatos aprovados no Vestibular de Verão da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi publicada no site oficial da instituição (www.ufgd.edu.br/vestibular).

Informações detalhadas sobre os acertos na prova objetiva e a nota de redação estarão na área restrita do candidato, que poderá ser acessada com o número de inscrição.

A relação nominal dos candidatos classificados e aprovados no Vestibular de Verão 2009 será divulgada até o limite do número de vagas de cada curso, em ordem alfabética, obedecendo a sua pontuação, classificação e o Sistema de Reserva de Vagas (cota social).

Na última quinta-feira (12) foi publicada a pontuação em cada prova da primeira etapa (80 questões objetivas) e numa tabela a pontuação mínima para que o vestibulando tivesse a redação corrigida, sendo que os candidatos que não tiverem sua redação corrigida foram automaticamente eliminados do vestibular e não terão qualquer classificação no certame.

De acordo com o edital de abertura do Vestibular (Edital PROGRAD Nº. 26/2008), a prova de redação valeu 50 pontos e foi de caráter eliminatório para quem não alcançou, no mínimo, 10 pontos. A Banca Examinadora anulou a redação que: afastou-se no todo do tema proposto; foi escrita a lápis; foi apresentada sob forma de verso; não esteve articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas, etc.); e esteve assinada ou com qualquer tipo de identificação.

A data para a matrícula dos candidatos convocados em primeira chamada ocorrerá nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2009, enquanto que dos convocados, em segunda chamada, ocorrerá no dia 26 e em terceira, no dia 2 de março.

O Vestibular de Verão 2009, cujas provas foram realizadas em 25 de janeiro em sete locais disponibilizados em Dourados e ainda nas escolas da Rede Estadual das cidades de Campo Grande, Naviraí, Corumbá e Três Lagoas, contou com 9.548 candidatos e o índice de abstenção em torno de 15,9%. Mais de 8.000 vestibulandos participaram das provas. Este ano foram oferecidas 1.148 vagas em 21 cursos.

Cota Social

Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) a cota social destinou 25% das 1.148 vagas do Vestibular de Verão 2009 para estudantes que cursaram com aprovação a totalidade do Ensino Médio no Sistema de Ensino Público. Nos 21 cursos que a UFGD ofereceu no Vestibular de Verão, a possibilidade de preenchimento da cota social é de 287 pessoas.

Com o encerramento das inscrições, a organização do Vestibular constatou que cerca de 39% dos candidatos inscritos no vestibular de verão da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) estavam enquadrados no critério de cota social, instituído para atender alunos oriundos da escola pública. Foram 3.706 candidatos cotistas de um total de inscritos da ordem de 9.500 candidatos.

No entanto, o primeiro critério de seleção é o acesso universal. Caso na listagem dos aprovados de Letras, por exemplo, 25% dos aprovados cursaram a totalidade do Ensino Médio em escola pública, então a reserva não é feita, porque já está contemplada. Mas em cursos como Medicina, em que a grande maioria dos estudantes que entram na classificação vem de escolas privadas, 25% das vagas serão destinadas aos melhores posicionados que vieram do Ensino Médio Público. No caso do curso de Medicina, das 50 vagas, 13 devem ser de estudantes que cursaram a totalidade do Ensino Médio na rede pública.

Mais informações: www.ufgd.edu.br/vestibular


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: