dcsimg

Química: os cinco temas que merecem mais atenção


Para encontrar a fórmula ideal e conseguir uma boa nota na prova de química no vestibular não é preciso decorar a tabela periódica, mas vale prestar atenção nos tópicos da matéria que, de tão importantes, fazem parte da composição de quase todo teste da disciplina nas principais universidades do país.

Apontamos cinco temas que integram a mistura básica das provas e normalmente aparecem entre as questões escolhidas pelos examinadores.

Sabendo os conteúdos que merecem dedicação especial, o aluno não deve se preocupar em memorizar fórmulas. O segredo é tentar entender os conteúdos, sem decoreba, se programando com tempo para não deixar para estudar na última hora. O sucesso está no estudo diário, tem de se propor a estudar todos os dias, que é uma coisa que não se faz. A maioria só estuda na véspera de prova.

Os cinco conteúdos que tem presença garantida na provas de química:

- Cálculo estequiométrico: estude as reações, procurando aprender a relacionar os participantes das equações com o seu número de mol e a massa, volume e o número de átomos e moléculas. Fique do olho nos sinônimos de mol.

- Termoquímica: fique atento aos processos de liberação e absorção de calor. As provas normalmente apresentam equações pedindo para determinar a variação da entalpia da reação.

- Equilíbrios químicos: aprenda como determinar o valor de uma constante de equilíbrio. Normalmente a prova pode apresentar uma situação em que fornece a quantidade em mol de duas substâncias no início do experimento e você vai ter de determinar a quantidade em mol/litro das substâncias no equilíbrio e o valor da constante do equilíbrio. Também é preciso dominar os fatores que deslocam o equilíbrio, o que é preciso fazer para deslocá-lo. Também preste atenção na determinação do PH de solução e como criar soluções ácidas e alcalinas.

- Eletroquímica: fique atento ao funcionamento das pilhas, os processos de oxiredução envolvidos e como conseguir calcular a voltagem dessa pilha.

- Química orgânica: é fundamental conseguir reconhecer as funções. As provas costumam apresentar uma estrutura e perguntar quais são as funções em uma determinada estrutura. Pode, por exemplo, trazer a estrutura de um aminoácido e pedir para determinar qual o grupo amino e qual o grupo ácido carboxílico. Não deixe de estudar também os conceitos de isomeria plana e espacial.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: