dcsimg

Aprovado o vestibular em duas fases, mas exames serão aplicados em 3 dias


No próximo vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que passará a ser realizado em duas etapas, a primeira fase terá um dia e a segunda, dois dias, totalizando três dias de exame. A mudança no processo seletivo foi aprovada nesta quinta-feira (19) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

O conselho alterou a proposta da Câmara Central de Graduação que previa as duas fases em dois dias.

Da primeira fase, eliminatória, constará a prova de conhecimentos gerais, com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática); ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).

Para a segunda fase, por vaga, serão convocados de quatro a seis candidatos mais bem classificados na primeira fase. Esta fase será aplicada em dois dias.

No primeiro, a avaliação terá 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo. A duração de cada dia de prova (primeira e segunda fases) será de 4 horas e meia.

Entre os objetivos a serem alcançados com as mudanças no processo de seleção, destacam-se o “aprimoramento do processo, o fortalecimento entre o vestibular e o ensino médio, bem como a busca da ampliação da inclusão universitária, preservando o princípio do mérito acadêmico”, segundo Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Fundação Vunesp, instituição responsável pelo exame.

Confira as mudanças no vestibular da Unesp

COMO ERA COMO FICA
Vestibular em fase única, em três dias seguidos, aplicado a todos os candidatos. Vestibular em duas fases, em três dias. A primeira fase (um dia) é aplicada a todos os candidatos. A segunda fase (dois dias) será aplicada a um total de candidatos entre 4 e 6 por vaga.
Primeiro dia: Conhecimentos Gerais (84 questões de múltipla escolha de geografia, história, língua estrangeira - inglês ou francês -, matemática, física, química e biologia. Primeira fase: prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) – linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática); ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).
Segundo dia: Conhecimentos Específicos (25 questões discursivas de matérias ligadas à área do curso – ciências exatas, ciências biológicas ou humanidades). Segunda fase - primeiro dia: serão aplicadas 24 questões discursivas, sendo 12 de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12 de ciências humanas e suas tecnologias.
Terceiro dia: Língua Portuguesa (10 questões dissertativas e uma redação). Segunda fase – segundo dia: será composta de 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo.
Duração de cada dia de prova: 4 horas. Duração de cada dia de prova: 4 horas e meia.
Nota de corte: não consta. Nota de corte: será calculada com base no desempenho na prova de Conhecimentos Gerais.
Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em escala de 0 a 100 pontos, sendo que as de Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa terão peso dois e a de Conhecimentos Gerais, peso um. Para os cursos com provas de habilidades, a nota vai de 0 a 100 e terá peso dois ou três. A nota final será a soma de cada prova multiplicada por dois (exceto Conhecimentos Gerais) e dividida por cinco (sete ou oito, para os cursos com prova de habilidades). Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em escala de 0 a 100 pontos para Conhecimentos Gerais e de 0 a 100 para Conhecimentos Específicos e Redação, sendo de 0 a 72 para as questões discursivas da segunda fase e de 0 a 28 para Redação. Para cursos com provas de habilidades, a nota será atribuída de 0 a 100. A nota final será a média aritmética simples das duas fases (ou três fases, para os cursos com provas de habilidades, também com nota de 0 a 100), com peso um para cada fase.
Interferência do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 4% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades). Interferência do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 10% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades).
Prova de habilidades: aplicada para todos os candidatos de cursos para os quais há a prova, com exigência programática de bibliografia especializada Prova de habilidades: aplicada apenas aos candidatos convocados à segunda fase, constituída de uma avaliação exploratória do potencial do candidato e sua aptidão para o curso escolhido, sem exigência programática de bibliografia especializada.
Critérios para desempate: prevalecerão, sucessivamente, as notas atribuídas às provas de Conhecimentos Específicos, de Conhecimentos Gerais (sem considerar a nota do Enem), à redação (Prova de Língua Portuguesa) e à disciplina com maior número de questões na Prova de Conhecimentos Específicos da área de opção do candidato.
Critérios para desempate: maior nota na prova de Conhecimentos Gerais (sem considerar o Enem), maior nota na prova de Conhecimentos Específicos e maior nota na prova de Redação.
Fonte: Assessoria de imprensa da Unesp

Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: