dcsimg

Universidade adotará a reforma ortográfica no próximo vestibular


O Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em conjunto com a banca elaboradora das provas de seleção da instituição, passa a adotar já no próximo vestibular e Sistema de Avaliação Seriado (SAS) as regras da reforma ortográfica. Embora o acordo ortográfico esteja em vigor desde de 1° de janeiro de 2009, haverá um período de transição de quatro anos. A obrigatoriedade das mudanças passa a ser definitivo somente a partir de 1° de janeiro de 2013.

A professora Abadia de Lourdes da Cunha, coordenadora acadêmica do Núcleo de Seleção, ressalta que mesmo com quatro anos de prazo para adaptação, os candidatos já devem começar a se preparar para o vestibular com as novas regras. Até porque, como ela conta, as escolas a partir desse ano já estão usando livros com as modificações.

Mas Abadia faz questão de ressaltar que, embora as provas sejam elaboradas com as novas regras, as bancas examinadoras estão orientadas a aceitar as duas modalidades de escrita durante o período de transição. “Não vamos dificultar o processo seletivo. A UEG toma todos os cuidados para não prejudicar os candidatos e essa mudança não será um problema. Estamos começando o processo de adaptação do vestibular para daqui a quatro anos efetivarmos a transição com tranquilidade”, destaca.

A reforma ortográfica foi promulgada em setembro de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do decreto n° 6.583, que altera várias regras da ortografia da Língua Portuguesa. Entre elas, o uso da acentuação e hífen; acrescentou mais três palavras ao alfabeto (o “K”, “W” e “Y”); além de extinguir o uso do trema. O acordo ortográfico também foi assinado por mais sete países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Mais informações: www.ueg.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: