dcsimg

Reitores de federais têm dúvidas sobre o novo ENEM


Os reitores da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), após reunião nesta segunda-feira (6) com o ministro da Educação, Fernando Haddad, informaram ter dúvidas sobre questões operacionais do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Um dos pontos mais obscuros, segundo o vice-presidente da instituição, Edward Madureira Brasil (UFG), é a segurança da prova.

O MEC (Ministério da Educação) prometeu remeter um documento na próxima quarta-feira (8), esclarecendo as principais dúvidas dos reitores.

"Nos preocupa a forma de aplicação e a segurança de todo o processo. O Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, que realiza o Enem] tem um nível de segurança diferente do de um vestibular", afirmou. De acordo com Brasil, como o Enem, até o ano passado não selecionava alunos para as universidades federais, os vestibulares tinham um "aparato de segurança" maior.

Outra dúvida sobre segurança do novo Enem, de acordo com o vice-presidente da instituição, é com o monitoramento dos chamados "pilotos", pessoas que fraudam os exames realizando a prova no lugar de terceiros.

Outro ponto obscuro

O segundo ponto que mais precisa de esclarecimentos, de acordo com Brasil, é como o candidato fará a opção pela universidade que vai estudar. O MEC afirma que, com a prova de acesso à universidade unificada, estudantes poderão migrar por todo o território. "A mobilidade é interessante, mas há limites. Se ela for excessiva, pode inviabilizar o acesso de pessoas da própria região à universidade", argumenta.

As federais pretendem participar do processo de construção da nova prova, em um comitê gestor. Na opinião de Brasil, o exame deve ser implantado ainda este ano. "Não posso dizer quantas universidades vão aderir no primeiro momento. Acredito que teremos adesões, mas seria prematuro dizer."


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: