dcsimg

Universidade ganha mais nove cursos com 316 vagas


A UnB (Universidade de Brasília) terá nove cursos novos com 316 vagas. Além disso, o Consuni (Conselho Universitário da UnB) aprovou também o aumento de 252 lugares em graduações já existentes. Parte da proposta do programa de expansão universitária do governo federal, Reuni, a ampliação vale apenas para o Campus Darcy Ribeiro.

No total, o Consuni aprovou no dia 16 de abril a criação de 568 novas vagas que integrarão o próximo vestibular, programado para julho.

NOVOS CURSOS DA UNB
CURSOS VAGAS
Ciências Ambientais 40 (N)**
Engenharia de Computação 40 (D)***
Engenharia de Produção 40 (N)
Geofísica 30 (D)
Gestão de Políticas Públicas 50 (N)
História 30 (L/N)****
Museologia 30 (D)
Música 26 (L/N)
Letras - Tradução Espanhol 30 (N)
Informações da UnB Agência
** N= período noturno
*** D= período diurno
**** L/N= licenciatura no período noturno

Segundo a UnB, o total de vagas criadas contempla 97,9% do projeto pactuado com o MEC (Ministério da Educação). "A universidade dá um passo adiante na sua reestruturação e expansão", afirma Márcia Abrahão, do DEG (Decanato de Ensino de Graduação). "É um importante retorno que damos à sociedade, principalmente porque estamos abrindo vários cursos noturnos, que é um anseio da comunidade."

Entre os cursos noturnos criados estão história (licenciatura), música (licenciatura) e letras-tradução espanhol. Por falta de apresentação de um projeto pedagógico ao DEG, a criação do curso diurno de música popular (bacharelado) foi rejeitada pelos conselheiros. "O Consuni aprovou os cursos baseado naqueles que estão com projeto pedagógico avançado", diz Márcia.

Outra mudança proposta pelo conselho é a criação de cursos compostos por consórcios de diferentes unidades da universidade. É o caso, por exemplo, do curso noturno de gestão de políticas públicas, sob responsabilidade do Ipol (Instituto de Ciência Política), do Departamento de Administração e do Departamento de Economia. "É uma maneira de fazer os cursos dialogarem", disse Márcia. Atualmente, apenas um curso na universidade é formado por diferentes unidades, o de Engenharia Mecatrônica, sob responsabilidade da Faculdade de Tecnologia e do CIC (Departamento de Ciência da Computação).


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: