dcsimg

Está aberto o período de inscrições ao 1º Vestibular 2010


Com a oferta de 706 vagas, distribuídas em 35 cursos e 43 opções, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu as inscrições para o Concurso Vestibular de 2010 (Vestibular de Inverno).

Os interessados têm até 1º de junho para se inscrever apenas pela internet (www.uepg.br/cps). O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 poderá ser efetuado até 2 de junho, exclusivamente através do bloqueto bancário impresso pelo candidato no ato da inscrição, em qualquer agência bancária ou local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.

As provas acontecerão em nove cidades, nos dias 18 e 19 de julho. Além de Ponta Grossa, os candidatos poderão optar, no ato da inscrição, pelas cidades de Apucarana, Castro, Palmeira, Guarapuava, Jacarezinho, Paranaguá, Rio Negro e Telêmaco Borba. A divulgação dos locais de prova e ensalamento dos candidatos se dará no período de 17 a 18 de julho, também pela internet.

O presidente da Comissão Permanente de Seleção (CPS), professor Antônio Carlos Schafranski, alerta os candidatos para a leitura e preenchimento atento de todos os itens constantes do sistema disponibilizado para a inscrição pela internet. “A falta de atenção para a correta indicação dos dados solicitados pode resultar em prejuízo para o candidato”, diz o titular da comissão, lembrando que o processo seletivo do vestibular inicia deste o ato da inscrição.

O primeiro passo no sistema “on line” para a inscrição é obrigatoriamente realizar o ‘download’ do Manual do Candidato, para conhecimento de todas as condições e normas estabelecidas para a edição do concurso vestibular, do que se dará ciência e concordância através do pagamento da taxa de inscrição. Em seguida, será necessária a impressão da ficha de inscrição com os dados do candidato devidamente preenchidos (nome completo, número do documento de identidade, data de nascimento, local de residência, local de realização das provas, opção de curso, opção de cota, opção de língua estrangeira, sexo e utilização do Enem). Nesse processo, os candidatos ainda deverão responder a um questionário sócioeducacional, cujas informações têm caráter meramente estatístico, sem qualquer influência no resultado do concurso.

Na ficha, o candidato deverá colar, nos locais indicados, uma foto 3x4 recente e também a fotocópia do documento oficial de identidade. “O candidato deverá assinar o requerimento constante da ficha e guardá-la muito bem”, comenta o professor Schafranski, lembrando que esta ficha deverá ser apresentada para o ingresso no local de prova, juntamente com o documento original de identidade. Na primeira etapa de provas (em 18/07) a ficha ficará retida para uso da CPS. “Este é um ponto muito importante do processo de seleção”, completa o presidente da CPS, reforçando que o acesso aos locais de prova somente será permitido mediante a apresentação da ficha de inscrição e do documento de identidade.

COTAS - Através da Resolução Universitária de 26 de abril de 2006, a UEPG adotou o sistema de cotas para candidatos oriundos das escolas públicas e também para negros igualmente egressos da rede pública de ensino. A opção por concorrer em uma dessas duas modalidades deverá ser explicitada no ato da inscrição. Nos dois casos, o candidato deverá ter cursado todas as séries do ensino médio em escolas públicas, além de não ter nenhum curso superior concluído. No caso da cota étnica, os candidatos deverão se submeter a uma banca para constatação da condição de negro, no período de 2 a 4 de junho, no bloco da Reitoria no Campus da UEPG, em Uvaranas, em Ponta Grossa.

O número de vagas destinadas para as cotas é definido após o processamento final das inscrições. Para tanto é calculado, para cada curso, turno e local de oferta, o percentual que os candidatos cotistas representa em relação ao total de inscritos para esse mesmo curso, turno e local de oferta. O número obtido será o percentual a ser aplicado no total de vagas, para definição do número de vagas a serem destinadas aos cotistas, sempre obedecendo aos percentuais mínimos de 25%, no caso da escola pública; e de 8%, na cota para negros oriundos da rede pública de ensino.

PROVAS - As provas do 1º Concurso Vestibular de 2010 terão três etapas, aplicadas em dois dias. No dia 18 de julho, os candidatos farão a prova de Conhecimentos Gerais, relativa à primeira etapa; e a prova de Redação (segunda etapa), com tempo de duração de 3 horas e 30 minutos. A terceira etapa, no dia 19, se refere às provas vocacionadas, nas quais os candidatos respondem apenas a questões de três disciplinas que têm relação com o curso pelo qual optou. Assim, por exemplo, quem optar pelo curso de Direito terá provas nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia; já quem optar por Agronomia fará provas de Física, Química e Biologia, enquanto o candidato do curso de Engenharia Civil terá seus conhecimentos avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e Física. São cinco composições de provas diferentes.

ENEM - O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser usado pelo candidato para a composição da sua nota final. Esta opção deverá ser explicitada no ato da inscrição. Isto será possível desde que o candidato tenha aproveitamento de no mínimo 40% de acertos nas questões objetivas da prova de conhecimentos gerais do Enem.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: