dcsimg

Universidade manterá PAS e cotas no vestibular


Em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira (24), o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Jr., garantiu que o PAS (Programa de Avaliação Seriada) e a política de cotas raciais na UnB (Universidade de Brasília) serão mantidos. A instituição deve decidir até 7 de maio se vai utilizar o novo Enem como forma de seleção no primeiro semestre de 2010.

O reitor afirmou que gostaria de definir um percentual de vagas que seriam preenchidas pelo novo sistema. O vestibular de julho deste ano está mantido, com nove cursos inéditos.

O PAS foi instituído pela UnB em 1996. Pelo sistema, os alunos do ensino médio realizam provas no final de cada série. Com o somatório dos três exames, os estudantes concorrem a 50% das vagas de cada curso de graduação, no primeiro semestre de cada ano. A política de cotas raciais está no quinto ano de implementação, e reserva 20% das vagas para negros de cor preta ou parda.

Vestibular unificado

O vestibular unificado está em discussão no Consuni (Conselho Universitário) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Na próxima quarta-feira (29), um seminário aberto a toda a comunidade vai debater os prós e contras do novo modelo, com a presença de representantes do Inep, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, professores e estudantes da UnB.

Segundo nota da Agência UnB, todas as opções estão abertas, inclusive não aderir ao modelo neste ano. A decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão, disse que a proposta tem pontos positivos e negativos. Os positivos são que o vestibular unificado permite a mobilidade nacional, com estudantes concorrendo por vagas em todo o país. O ponto negativo é que a proposta do MEC carece de dados específicos, pois o debate ainda está muito incipiente.

Para o reitor da UnB, a instituição provavelmente vai aderir ao novo Enem, ainda que não em 2009. "O pior cenário seria não decidir nada, ficarmos acomodados", analisa.

*Com informações da UnB Agência.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: