dcsimg

Gripe suína é assunto para a prova de Biologia


A preocupação das autoridades mundiais de uma pandemia de gripe suína tomou conta dos noticiários nos últimos dias. A doença respiratória grave, contagiosa e comum em porcos já matou pessoas no México e pode aparecer também nas provas de Biologia dos próximos vestibulares.

> Saiba mais sobre a gripe suína

É provável que as questões envolvam apenas características da estrutura ou funcionamento dos tipos de vírus, como ocorreu na época da gripe aviária.

As questões não envolvem especificamente a virose do momento, até porque pouco se sabe sobre ela, e a pergunta poderia ter mais de uma resposta ou mesmo nenhuma. O assunto pode ser usado como pano de fundo para questões sobre o vírus.

O vírus causador da doença é, provavelmente, mutante. No porco, há uma mistura de genes e de outros vírus (gripe aviária, humana e a própria suína. Nós, humanos, ainda não possuimos anticorpos. A contaminação ocorre por contato direto com pessoas ou animais infectados ou mesmo em visitas a locais infectados (como feiras agropecuárias, propriedades rurais etc.).

Os sintomas são: febre, coriza, dor de garganta, tosse, dores musculares, falta de apetite, vômito, diarréia e cansaço. Ingerir carne de porco não traz riscos à saúde. A carne é cozida a pelo menos 60 graus, eliminando o vírus.

Em poucos dias, a doença causou mortes no México. Em seguida, foram confirmados casos da doença em países como Canadá e Estados Unidos. Agora, há suspeitas em todos os continenes. Na quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde elevou para cinco (pandemia iminente) o nível de alerta para a doença, depois da aparição de casos de pessoas contaminadas que não estiveram no México.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: