dcsimg

Universidade vai substituir vestibular por novo Enem


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deciciu em reunião que a Universidade vai participar do novo processo unificado do vestibular que substitui o seletivo tradicional por uma versão renovada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Grupos de alunos secundaristas presentes assistiram a reunião. Eles chegaram com faixas nas quais pediam o fim do tradicional vestibular e a aprovação da proposta do MEC. Com trinta votos a favor e apenas dois contra, o Conselho votou de modo soberano a proposta apresentada pelo conselheiro relator Marcos Antônio Bonfim, coordenador do curso de Zootecnia, do campus de Chapadinha.

Novo Enem

O primeiro Enem no novo formato será realizado nos dias 3 e 4 de outubro deste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo exame deverá ter a participação de 4 a 5 milhões de estudantes no País, em vez dos atuais 3 milhões.

A partir da divulgação dos resultados, o aluno irá se inscrever em um sistema online com o número do CPF. O sistema será semelhante ao usado na seleção de bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos).

O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos. Ele poderá alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.

O novo Enem será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias. A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens.



Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: