dcsimg

Universidade vai usar novo Enem na primeira fase do vestibular 2010


A Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) decidiu que vai utilizar as notas da prova objetiva do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na primeira fase do vestibular 2010. A decisão foi tomada pelo Conselo de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade.

A segunda etapa, que será realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro, permanecerá no mesmo formato, e será composta de duas provas discursivas específicas por área, e uma prova de redação para todos os candidatos.

A nota do Enem 2009 servirá apenas para classificar os candidatos para a segunda etapa, e esta pontuação não será computada na nota final.

O reitor Rubens Rasseli ponderou que a Ufes não quis promover mudanças radicais para não prejudicar a programação das escolas e dos candidatos que se preparam para o vestibular.

Segundo Rasseli, a Ufes já utiliza o Enem na primeira etapa, em até 25% da pontuação, e agora vai utilizar 100% da nota. "Não podíamos ficar indiferentes às mudanças anunciadas pelo MEC para todo o país", disse.

Mudança nas cotas

Na mesma reunião, o conselho também aprovou alterações no sistema de reserva de vagas a partir do vestibular 2010.

A reserva, que antes era destinada para alunos da rede pública de ensino e com renda familiar de até sete salários mínimos, mudou. A universidade decidiu utilizar como critério a renda familiar mensal per capita de meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Além disso, o sistema de inclusão social terá como meta atingir o percentual de reserva de 50% das vagas em cada um dos cursos de graduação, se, houver expansão de, no mínimo, 50% de novas vagas sobre o total das vagas do respectivo curso existentes no ano de 2007.

Poderão concorrer às vagas reservadas os candidatos que não tiverem diploma de curso superior; tenham cursado, no mínimo, quatro séries do ensino fundamental e todo o ensino médio ou curso equivalente, exclusivamente, em escola pública no Brasil; possuam renda familiar mensal per capita de meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos; estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: