dcsimg

Inscrições para o Vestibular de Inverno 2009 começam dia 28


Estarão abertas de 28 de maio a 19 de junho as inscrições para o Vestibular de Inverno 2009 da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Serão oferecidas 888 vagas, em 26 cursos de graduação. Os candidatos deverão se inscrever via internet, no endereço www.ccv.ufes.br, onde poderão imprimir o boleto para pagamento de uma taxa de R$ 30,00 na rede bancária.

Os candidatos poderão participar do processo seletivo utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2005 a 2008, ou a nota obtida em vestibular da Ufes, de 2005 a 2009.

Eles também terão a opção de fazer uma prova objetiva simplificada - com 50 questões - e uma redação. Os exames serão realizados no dia 12 de julho. O resultado final será divulgado no dia 24 de julho. Os pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição poderão ser feitos até 5 de junho.

Neste processo seletivo extraordinário serão oferecidas 333 vagas para o segundo semestre em 14 cursos, e que não foram ocupadas no último vestibular. Serão oferecidas mais 355 vagas para oito novos cursos no Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado no município de Alegre. Além disso, mais 200 vagas serão ofertadas em quatro cursos de licenciatura no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), localizado no município de São Mateus, totalizando 888 vagas. Esse número, porém, poderá ser aumentado pelo Conselho Universitário.

Seleção

O VestUfes 2009 de inverno adotará três modalidades de seleção, cabendo ao candidato escolher a que mais lhe interessa. Uma das opções é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2005. Ou seja, a Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) considerará, exclusivamente, a nota obtida pelo candidato neste exame e fornecida pelo Inep/MEC.

O candidato que não tiver participado de nenhuma prova do Enem, poderá optar pela nota que tenha obtido em algum vestibular realizado na Ufes, a partir de 2005.

Por fim, se o candidato preferir, poderá desconsiderar as duas primeiras alternativas e optar pelas provas do processo simplificado que será aplicada no dia 12 de julho e que consistirá em uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha e uma prova de redação com um único tema. A comissão estabelecerá os critérios de ajustes e normalização necessários para as modalidades.

Cotas

O sistema de inclusão social (reserva de vagas) será mantido no VestUfes 2009 de inverno, sendo que o candidato que fizer esta opção concorrerá somente às vagas reservadas.

Diferentemente de vestibulares anteriores, no VestUfes 2009 de inverno os candidatos que desejarem optar pela reserva de vagas deverão encaminhar a documentação necessária para a Secretaria de Inclusão Social (SIS) da Ufes, que confirmará se o candidato atende ou não às exigências.

Vestibular Estendido

Para os quatro cursos de licenciatura oferecidos no Ceunes, em São Mateus, será realizado o processo seletivo estendido. A seleção dos candidatos na primeira etapa será feita mediante avaliação dos resultados do Enem, a partir de 2005, ou de algum processo seletivo da Ufes, também a partir de 2005, ou ainda das provas do processo simplificado. Na segunda etapa, os candidatos classificados deverão cursar, por um semestre, quatro disciplinas específicas, e, se aprovados, escolherão o curso desejado a partir da pontuação obtida.

Mais informações: www.ccv.ufes.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: