dcsimg

Confira as novidades para o Processo Seletivo Seriado de 2010


A UFPA (Universidade Federal do Pará) terá várias novidades no Processo Seletivo Seriado 2010. Entre as inovações, estão a criação do curso de Graduação em Fisioterapia e a disponibilização de vagas específicas para candidatos indígenas. As decisões foram tomadas durante a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), realizada nesta segunda-feira, dia 22 de junho.

A UFPA aprovou a disponibilização de duas vagas em cada um dos cursos de graduação ofertados nos treze campi da Instituição para candidatos indígenas, a partir do PSS 2010. Embora as condições obrigatórias para o ingresso na UFPA permaneçam, o processo de seleção será diferenciado para respeitar a diversidade cultural desses povos e assegurar mecanismos mais justos de avaliação. “Temos casos de indígenas que conhecem vastamente as narrativas, contos e mitos da sua cultura, mas tiveram notas baixas ao serem avaliados sobre seus conhecimentos na nossa forma de literatura. Esse é um diferencial cultural que deve ser respeitado na nossa forma de seleção, bem como a diferenciação linguística”, explica a antropóloga Jane Beltrão, que escreveu um parecer sobre a solicitação. Como as vagas serão criadas especificamente para os candidatos indígenas, não há possibilidade de serem ocupadas por outros candidatos, ou seja, se não houver demanda entre as populações indígenas, as vagas simplesmente não existirão.

Os detalhes sobre a forma de ingresso ainda serão decididos pelo CONSEPE, mas a ideia é de que as organizações indígenas indiquem os candidatos e quais os cursos de graduação nos quais eles, estrategicamente, precisam formar profissionais, como na área da saúde, do direito, da educação e das ciências agrárias. Os conselheiros foram unânimes em ressaltar a importância histórica da criação dessas vagas, como uma política de afirmação indígena e como uma oportunidade de propiciar e enriquecer o diálogo entre as populações e conhecimentos indígenas com os não-índios.

Na reunião, também foi aprovado o projeto político-pedagógico do curso de Graduação em Fisioterapia, que terá carga horária de 4.650 horas, sendo 1.640 delas destinadas a estágios e experimentações dos alunos, ou seja, mais de 37% do curso será voltado para atividades práticas. A graduação terá duração de quatro anos e serão ofertadas 40 vagas no PSS 2010. Os conselheiros também aprovaram o edital do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS), com a oferta de cursos, a definição do número e distribuição das vagas e as datas das avaliações. O documento passará por alguns ajustes e deverá ser publicado ainda no primeiro semestre.

Mais informações sobre a UFPA: www.ufpa.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: