dcsimg

Estão mantidos os gabaritos de 4 questões de conhecimentos gerais contestadas


A Fundação Vunesp, que realiza o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgou que irá manter o gabarito de quatro questões de múltipla escolha da prova de conhecimentos gerais que haviam sido contestadas pelo Curso Objetivo: a 2 e 5 de matemática, a 29 de geografia e a 47 de física.

Na segunda-feira (6), a fundação já havia anulado a questão número 10, de matemática. A questão pedia para calcular o raio da Terra, mas o gabarito apontava como resposta certa 6,2 km, o que é irreal.

MATEMÁTICA

Segundo a Vunesp, na questão 2, sobre o reajuste da gasolina, o lucro sobre a venda significa que o valor de referência para o cálculo do percentual de lucro é o preço de venda. Assim, temos que 65% do preço referem-se ao custo do produto, e 35%, ao lucro.

Para o professor Giuseppe Nobilioni, coordenador da disciplina no Objetivo, o enunciado da questão 2 é incompleto. "Como a pergunta só menciona o reajuste da gasolina, a resposta seria 'B'. Para ser a resposta 'C', como traz o gabarito, deveria ter especificado que o reajuste seria na gasolina e no solvente."

Em relação à questão 5, a justificativa da Vunesp diz que "como o chão é coberto por ladrilhos, para que a moeda fique dentro de um ladrilho quadrado de lado l, é necessário que seu ponto central esteja dentro de um quadrado de lado (l – d), onde d é o diâmetro da moeda. Nessa situação, a probabilidade é a razão entre as áreas do quadrado de lado (l – d) e do ladrilho quadrado de lado l, pois a probabilidade de o centro da moeda cair em uma região é proporcional à área dessa região".

O professor do Objetivo havia questionado o enunciado que não teria deixado claro que era preciso acertar dentro do ladrilho para ser vitorioso.

GEOGRAFIA

A justificativa para manter o gabarito da questão 29 de geografia, que trata da era Vargas é que a resposta se baseia em uma obra que diz que "Nesse período, conhecido como liberalismo econômico, ocorre o processo de desmonte da estrutura estatal em benefício do capital estrangeiro".

Para a coordenadora Vera Lúcia da Costa Antunes, a alternativa que consta do gabarito ("A") "é muito genérica".

FÍSICA

A questão 47, de física, que foi questionada, também acabou sendo mantida pela Vunesp. A questão dizia que um oftalmologista indicou o uso de óculos com lente convergente para um paciente com dificuldade para enxergar de perto e de longe. A banca examinadora justifica dizendo que o enunciado deixou claro que era para "tentar explicar um dos seus problemas [do paciente] no esquema".

Estão em disputa 630 vagas em oito campi no interior do estado de São Paulo. O processo seletivo deste meio de ano é o último no formato antigo, em fase única realizada em três dias. O vestibular do final deste ano será em duas fases e as questões não apresentarão mais divisão por disciplina.

Mais informações podem ser obtidas Disque Vunesp (11) 3874-6300 (dias úteis, das 8h às 20h) e http://www.vunesp.com.br.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: