dcsimg

Universidade muda prova da 2ª fase para medicina e põe física no lugar de geografia


A Universidade de São Paulo (USP) informou que alterou o formato da prova da segunda fase da Fuvest para o curso de medicina: no lugar da disciplina de geografia será cobrada física.

Com a mudança, as disciplinas obrigatórias para a terceira prova da segunda fase para a Faculdade de Medicina do campus da capital serão biologia, química e física, como de costume.

Até o vestibular do ano passado, geografia não fazia parte das disciplinas obrigatórias da segunda fase para os candidatos de medicina. A introdução da matéria, que causou polêmica entre estudantes e professores, ocorreu após a USP mudar o seu formato de prova para o próximo processo seletivo.

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, campus de Ribeirão Preto, no entanto, decidiu manter a disciplina geografia como obrigatória para seu curso de ciências médicas na terceira prova da segunda fase.

Novo formato

A primeira fase terá 90 questões objetivas de múltipla escolha, mas será eliminatória e sua nota não entrará mais no cômputo da segunda fase.Os candidatos poderão solicitar, no ato da inscrição, o aproveitamento da nota de conhecimentos gerais obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 para a primeira fase da Fuvest.

As provas da segunda fase serão discursivas, feitas em três dias consecutivos, com duração de quatro horas.

No primeiro dia, será a prova de redação e dez questões de língua portuguesa; no segundo dia, serão vinte questões, com caráter interdisciplinar, abrangendo as disciplinas do ensino médio: biologia, química, física, matemática, história, geografia e inglês; e no terceiro, 12 questões de duas a três disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

O conteúdo das provas desse terceiro dia foi definido pelas unidades de ensino e pesquisa da universidade. As notas das provas da segunda fase terão o mesmo peso, valendo 100 pontos cada uma, com questões de igual valor, exceto a primeira, em que a redação valerá 50 pontos.

O manual do candidato, contendo todas as informações sobre o concurso vestibular, poderá ser acessado no site da Fuvest a partir do dia 3 de agosto.

Habilidades específicas

Os candidatos às carreiras de artes plásticas e música serão submetidos a um conjunto de provas de habilidades específicas, de caráter eliminatório, antes da primeira fase.

Para as carreiras de artes cênicas, arquitetura, curso superior do audiovisual e design, essas provas, de caráter classificatório, serão realizadas na segunda fase do vestibular, equivalendo, nestes casos, ao quarto dia de exames. Ao conjunto das provas específicas será atribuído o máximo de 100 pontos.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: