dcsimg

Novo Enem provoca mudança de regras no Vestibular


Os critérios de seleção para ingresso na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2010 acabam de ser definidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFBA. Pelas novas regras, o candidato fará inscrição em apenas uma das seguintes modalidades de ensino de graduação:

a) Cursos de Progressão Linear (CPL - são os cursos de formato tradicional na UFBA);
b) Bacharelados Interdisciplinares (BI);
c) Cursos Superiores de Tecnologia (CST).

Os candidatos que optarem pelo item (a) serão selecionados através do Vestibular, como realizado todos os anos. Aqueles que optarem pelos Bacharelados Interdisciplinares ou pelos Cursos Superiores de Tecnologia serão selecionados através do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, tendo como base as notas obtidas pelos candidatos na edição de 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Novo ENEM).

Os candidatos a todos os cursos terão que se inscrever na UFBA de 1 a 14 de setembro próximo, de acordo com o calendário da seleção. Serão convocados através de edital, o qual será publicado até o dia 23 de agosto e ficará disponível na página www.vestibular.ufba.br.

Aqueles que escolherem os BI ou CST não pagarão a inscrição e não realizarão as provas do vestibular. Para a inscrição como candidatos a esses cursos, precisam ter realizado o Novo ENEM, uma vez que serão classificados pelo resultado deste. Portanto, precisam se inscrever para esse exame no período estabelecido pelo MEC, o qual se encerra em 17 de julho. O resultado do exame determinará a classificação, atribuindo-se às provas os pesos constantes do Parágrafo Único do Art. 3º, parágrafo único, da Resolução 01/09 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). As provas constituintes desse processo seletivo terão os seguintes pesos: Linguagens e Códigos – peso 2, Matemática – peso 2, Ciências Naturais – peso 2, Ciências Humanas – peso 3; Redação – peso 3. A Progad informa que realização do ENEM é de responsabilidade do MEC.

Para todos os procedimentos e informações sobre o exame, incluindo calendário, inscrições, provas etc., deve ser acessado o endereço eletrônico www.mec.gov.br/enem.

Os candidatos aos demais cursos farão as duas fases do vestibular de acordo com o calendário proposto: 1ª fase, dias 15 e 16 do novembro; e 2ª fase, de 13 a 18 de dezembro. A relação completa dos cursos da UFBA consta da página www.vestibular.ufba.br.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: