Candidato que errou na inscrição do Enem pode alterar cadastro no site

  • Data de publicação

Candidatos que tiverem errado no preenchimento do formulário de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem entrar novamente no site http://enem.inep.gov.br/inscricao para fazer a correção dos dados, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica a prova.

Essa possibilidade de alterar as informações está disponível desde a sexta-feira passada (10), segundo a assessoria de imprensa do instituto. Muitos estudantes têm relatado dificuldade na hora de se inscrever, mas o Inep nega problema no acesso ao sistema.

De acordo com informações do Inep, o candidato que tiver feito algum engano na hora de se inscrever, como esquecer de pedir isenção da taxa de R$ 35,00, gerando automaticamente o boleto, deve acessar novamente o site http://enem.inep.gov.br/inscricao, usando o CPF e a senha, e clicar em "Acompanhe a sua inscrição". Nessa área, deverá aparecer um campo para mudar os dados e a possibilidade de gerar novamente o boleto ou solicitar isenção.

Os candidatos ainda podem ligar para o telefone 0800-616161 ou mandar um e-mail para faleconosco@inep.gov.br, mas há relatos de estudantes que não obtiveram resposta pelo e-mail.

Inscrição

O prazo para se inscrever no Enem termina às 23h59 desta sexta-feira (17). Os candidatos devem acessar o site http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.

A isenção da taxa de R$ 35,00 pode ser pedida até o término das inscrições, às 23h59 do dia 17 de julho. Se o aluno já tiver concluído o ensino médio em escola pública ou tiver cursado com bolsa na rede particular, deve se declarar com baixa renda. O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação que aplica a prova, alerta que é preciso prestar bastante atenção na hora de se inscrever, especialmente quando aparecer uma tela que dará duas alternativas: gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa.

Quem ainda está concluindo o ensino médio em escola pública não precisa pedir a isenção no formulário porque ela é gerada automaticamente.

Uso do Enem

São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e e se haverá diferenças entre os cursos.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: