dcsimg

Saiba como é a convocação dos candidatos de acordo com as opções escolhidas


Abaixo estão as dúvidas mais frequentes sobre a convocação dos candidatos conforme a opção.

Se ao final de cada resposta, você ainda tiver alguma dúvida, clique aqui para enviar um email à Unicamp.


1. Como foram escolhidas as NMO (Nota Mínima de Opção) e o que significam efetivamente para as opções? As NMO foram determinadas por cada curso da Unicamp, após um estudo feito sobre o desempenho dos candidatos, usando as notas obtidas nos anos anteriores. O estudo indicava quais seriam as NMO para separar candidatos de 1ª e 2ª opções.
2. Quanto maior NMO, mais fácil será ser convocado(a) em 2ª opção? Na verdade, o candidato interessado em fazer mais de uma opção deve procurar ordenar as suas opções em ordem decrescente de relação candidatos/vaga e de pontuação do último matriculado, para aumentar suas chances de ingresso (ver tabela). Vale lembrar que quanto mais alta for a Nota Mínima de Opção de um curso, maior a possibilidade de serem convocados candidatos de 2ª opção.
3. É verdade que a ordem das opções deve seguir a ordem descendente de demanda dos cursos? Em primeiro lugar, o candidato deve levar em conta sua real preferência de curso. Porém, o melhor é seguir a demanda em ordem decrescente, pois isso, em geral, significa que a nota mínima (neste caso a nota padronizada da opção) para entrar no curso deve também seguir a mesma ordem. Não adianta colocar um curso de alta demanda em 2ª opção e um de baixa demanda em 1ª, pois certamente, se fosse para você ser convocado(a) para o de alta demanda, já teria sido convocado(a) antes para o de baixa demanda.
Para facilitar sua opção, consulte a tabela com as demandas e com as notas padronizadas do último classificado de cada curso. Nem sempre a maior demanda significa maior nota do último classificado, mas em geral isso é verdade. Deve-se usar as duas informações para tomar a decisão.
4. A NPO (Nota Padronizada de Opção) é calculada somente sobre as notas dos candidatos aprovados para a segunda fase e com primeira opção para um determinado curso ou sobre todos aqueles, aprovados na primeira fase, que marcaram o determinado curso, seja em primeira ou em segunda opção? A sua nota padronizada de cada opção (NPO) é calculada utilizando-se as notas padronizadas de cada prova, incluindo-se a primeira fase, com universo todos os que realizaram aquela prova, exceto no caso da nota da primeira fase, cujo universo é o conjunto de alunos convocados para a 2ª fase. As notas padronizadas em cada prova não dependem das opções!
A NPO depende da opção por existirem prioritárias distintas, portanto os pesos utilizados são diferentes. Você terá uma NPO para cada opção feita na inscrição ao Vestibular. Sua classificação em cada opção e sua convocação serão realizadas como estabelecido no Edital.
5. Desejo fazer um curso que exige prova de aptidão, a exemplo de Artes Cênicas, com disciplinas prioritárias diferentes das de Medicina, por exemplo. Consta no Edital que os cursos com provas de aptidão devem ser listados em primeira opção. O que aconteceria se eu não fosse aprovada no teste de aptidão? Seria eliminada do Vestibular? Concorreria às demais opções, passando a segunda opção ser a primeira, por exemplo? No caso de optar por Artes Cênicas e Medicina, teria eu duas NPO’s, uma para cada grupo, correto? Então estaria em até duas listas de classificação? Você estaria com uma classificação em Artes Cênicas (1ª opção) e outras nas suas outras opções (Medicina, por exemplo). Se você for aprovada para segunda fase, fizer a prova de aptidão e também for aprovada, não há nenhuma questão, calcula-se a sua NPO em Artes Cênicas.
Se for reprovada na prova de aptidão, será desconsiderada apenas para 1ª opção, mas será considerada para a 2ª opção. Mas, atenção: mantém-se a classificação de 2ª opção, não há mudança do nível de opção. Aqueles que não comparecerem à prova de aptidão ficam eliminados do Vestibular, mesmo que sejam candidatos em segunda opção a outro curso.
6. Eu pretendo prestar Medicina e, se eu escolher Medicina-Unicamp em 1ª opção e Medicina-Famerp em 2ª, ou vice-versa, somente nesse caso é que vou ser classificado(a) dentro de um grupo? Optar por dois cursos de um grupo em 1ª e 2ª opções significa que sua classificação em cada um daqueles cursos será na melhor posição que sua nota padronizada da opção (NPO) o(a) coloca, independentemente da ordem da opção. Significa, para a classificação, que você optou, efetivamente, em 1ª opção pelos dois cursos. Não existe uma “classificação no grupo”, apenas em cada curso.
7. Mas, neste caso, serei convocado em qual deles em primeiro lugar? Será convocado primeiramente na sua 1ª opção, se houver vaga, caso contrário, para a sua 2ª opção, também se houver vaga. Portanto, a ordem das duas opções é usada exatamente para decidir para qual deles você será convocado primeiramente.
8. Se for convocado em 2ª opção, ainda poderei manter o interesse na 1ª opção, para remanejamento? Sim, sempre que o candidato for convocado para um curso em 2ª opção, independentemente de ser de um grupo como as Medicinas ou não, poderá manter interesse pela opção superior para remanejamento. O candidato convocado para a sua 2ª opção, em qualquer chamada do Vestibular, deverá optar exclusivamente por uma das situações a seguir:
I – Comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado, em data, hora e local conforme divulgado, mantendo interesse por futuro remanejamento para o curso em primeira opção, que poderá ocorrer durante as chamadas para matrícula do Vestibular, interesse tal indicado no ato da matrícula;
II – Comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado, em data, hora e local conforme divulgado, desistindo irrevogavelmente de possível remanejamento para o curso de sua primeira opção que poderia ocorrer durante as chamadas para matrícula do Vestibular, desistência tal indicada no ato da matrícula;
III – Não comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado, perdendo irrevogavelmente o direito à vaga no curso de segunda opção. O candidato continuará, conforme as disposições e normas, a concorrer por uma vaga ao curso de primeira opção.
9. Se há um candidato com Medicina-Famerp em 2ª opção e outro candidato com Medicina-Famerp em 1ª opção, no caso do grupo, pega a vaga quem tiver a maior nota, certo? Certo. Mas o segundo poderia ter optado pela Med-Famerp em 1ª opção, sem colocar Med-Unicamp em 2ª, o resultado seria o mesmo, pois a lista da Faperp inclui, sem distinção, os que escolheram em 1ª opção a Famerp e os que optaram em 2ª pela Famerp mas também em 1ª pela Unicamp (ou seja, no grupo).

Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: