dcsimg

MEC corrige questão de ciências de simulado do Enem 2009


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) corrigiu, nesta quinta-feira (30), uma questão de ciências da natureza do simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.

Segundo comunicado da assessoria de imprensa, o enunciado antigo trazia "o valor errado para massa molecular da glicose (120 g/mol) - o valor correto é 180 g/mol". "Com o dado de 120 g/mol, era possível calcular e assinalar como 'correta' a alternativa B: 'retirada de 2,20 x 106 kg de gás carbônico da atmosfera, além da emissão direta de toneladas de gás oxigênio para atmosfera'. Apesar disso, os técnicos da área refizeram as alternativas com o valor correto da massa molecular da glicose e o item está sendo novamente disponibilizado, sem alteração de gabarito."

A nota à imprensa informa ainda que não há novas alterações previstas para o restante do simulado.

Os exemplos de questões do simulado, de acordo com o órgão do MEC (Ministério da Educação) foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do estudante.

Limitações do simulado

A divulgação dos itens-modelo, diz o Inep, pretende aproximar os participantes da nova estrutura de prova. O gabarito vai permitir a verificação das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas, mas não será possível simular uma nota pelo TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Cada uma das quatro áreas do Enem 2009 será composta por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 questões. No dia 3 de outubro (sábado) serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 itens de ciências humanas e suas tecnologias.

No dia 4 de outubro (domingo), serão 45 itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 itens de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de redação. Essa configuração permitirá ao Enem 2009 a aferição mais exata do conhecimento dos participantes, e servirá ainda para selecionar os calouros para universidades federais.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: