dcsimg

Universidade adia data de abertura de inscrição ao vestibular 2010


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) alterou a data de início do período das inscrições. Com a modificação, a data de abertura das inscrições ao concurso passa para 12 de agosto. A data de encerramento das inscrições permanece a mesma, 8 de setembro.

O documento foi publicado pela Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve) no Diário Oficial Minas Gerais da última quinta-feira, 30 de julho. A coordenação da Copeve explicou que o motivo da alteração do edital é que no próximo dia 4 de agosto o Conselho Universitário da UFMG se reunirá, e um dos itens da pauta será, como previsto na resolução do Conselho Universitário que instituiu o sistema de bônus na UFMG, a avaliação do Sistema de Bônus no Vestibular.

Bônus no Vestibular da UFMG

O Sistema de Bônus no processo seletivo da UFMG foi adotado, pela primeira vez, no Vestibular 2009. Atualmente, pelo Sistema, no ato da inscrição, o candidato que comprove ter cursado e ter sido aprovado nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em qualquer escola pública do país poderá optar por concorrer ao Programa de Bônus de 10% em sua nota final, em cada uma das etapas do Concurso. Ou seja, à nota final de cada Etapa do candidato será aplicado um multiplicador de 1,10.

Além disso, o candidato oriundo de escola pública, que preencha os requisitos acima, e que se autodeclare negro, aí se enquadrando os pardos e pretos, também poderá optar por concorrer pelo Programa de Bônus de 15%, em sua nota final, em cada uma das etapas do Concurso. Ou seja, à nota final de cada Etapa desse candidato será aplicado um multiplicador de 1,15.

A avaliação anual do Sistema de Bônus está prevista na resolução do Conselho Universitário que instituiu esse mecanismo de inclusão. Segundo a resolução, aprovada pela UFMG em 15 de maio de 2008, a avaliação é anual até 2012, e neste período o programa poderá continuar como foi implantado, sofrer modificações ou mesmo ser extinto.

Provas

A primeira etapa do vestibular será realizada dia 29 de novembro de 2009 e a segunda nos dias 04 a 11 de janeiro de 2010.

Ao todo, serão oferecidas 6.600 vagas, distribuídas em 75 cursos. Serão 650 vagas a mais em relação às ofertadas no concurso anterior. Do total de vagas, 240 serão oferecidas no campus de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, e o restante (6.360), em Belo Horizonte.

Novos cursos

Para o vestibular 2010, a universidade criou 11 novos cursos. Os cursos são: Antropologia; Biomedicina; Ciências Socioambientais; Controladoria e Finanças; Dança; Engenharia de Sistemas; Gestão de Serviços de Saúde; Museologia; Relações Econômicas Internacionais; Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e, Química Tecnológica.

Em alguns cursos já existentes, o número de vagas foi ampliado. O curso de Comunicação Social ampliou de 100 (2009) para 120 (2010). O curso de Farmácia passou de 132 (2009) para 212 (2010) vagas. Já o curso de Filosofia, de 45 (2009) para 95 (2010). O curso de Geografia também teve aumento de mais 80 vagas, totalizando uma oferta de 160 vagas.

Outras informações podem ser obtidas pelo site da instituição (www.ufmg.br/copeve).


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: