dcsimg

MEC testa cursos de espanhol on-line com 600 alunos de escolas públicas


O Ministério da Educação (MEC) fechou um acordo nesta terça-feira (4) com o Instituto Cervantes para testar um curso via internet de espanhol para 600 alunos da rede pública de ensino de Recife, Brasília, Rio e Porto Alegre a partir deste mês. As aulas fazem parte de um projeto-piloto que, em 2010, deve ser estendido a outras escolas do país. No ano que vem, as escolas de ensino médio serão obrigadas a oferecer cursos de espanhol.

Serão escolhidos 400 alunos do ensino fundamental e mais 200 do ensino médio. Os critérios de seleção para o curso piloto –que deve durar cerca de três meses– serão definidos pelas secretarias de educação. Além dos estudantes, 30 professores de espanhol serão treinados durante 80 horas para usarem o material e poderem trabalhar como tutores.

Parte do curso será presencial, para avaliações e acompanhamento dos alunos. Segundo o assessor internacional do MEC, Leonardo Barchini, os custos serão cobertos pelo Cervantes, que é vinculado ao governo espanhol. O ministério diz que vai pagar o curso para os professores, que será ministrado no Rio de Janeiro, e eventualmente os custos de reprodução de material para escolas que ainda não tenham acesso à internet

A princípio, o nível básico da língua deverá ser oferecido, mas, segundo o MEC, isso pode variar de acordo com a demanda. Os estudantes que começarem o nível básico poderão continuá-lo nos módulos seguintes. Por enquanto, o curso não será regular e a ideia é que seja dado no horário contrário ao das aulas.

De acordo com Barchini, em 2010, as escolas poderão usar os cursos como opção para cumprir a norma de ter que oferecer espanhol obrigatoriamente. O MEC diz que não sabe precisar quantos professores da língua serão necessários -segundo a assessoria de imprensa do órgão, vai "depender da demanda" por espanhol, já que o aluno poderá escolher qual idioma vai cursar.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: