dcsimg

Universidade começa a receber pedido de redução de 50% da taxa no vestibular


A partir das 10h desta segunda-feira (10), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) começou a receber pedidos de redução da taxa de inscrição no vestibular 2010. O prazo termina às 16h da próxima quinta-feira, 13 de agosto.

Para conseguir a redução de 50% da taxa de acordo com a Lei Estadual nº 12.782, os candidatos precisarão preencher os seguintes requisitos:

- ser estudante do ensino médio ou em curso pré-vestibular ou em curso superior
- tenha remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou esteja desempregado no período de até 12 meses.

O requerimento, disponível somente no site http://www.vunesp.com.br, deve ser preenchido. Em seguida, deverá ser enviado com os documentos comprobatórios, via Sedex ou com Aviso de Recebimento (AR), até sexta-feira (14) para o seguinte endereço:

Fundação Vunesp
Vestibular Unesp 2010
Requerimento de solicitação de redução do valor da taxa de inscrição
Rua Dona Germaine Burchard, 515, Água Branca
CEP 05002-062, São Paulo, SP

Documentação

Quanto à comprovação da condição de estudante, será aceito um dos documentos: ]

a) Certidão ou declaração expedida por instituição de ensino pública ou privada;
b) Carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino pública ou privada, ou por entidade de representação estudantil.

Quanto à comprovação de renda, será aceito um dos documentos:

a) Contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador, firmada em papel timbrado, com o nome completo do empregador e carimbo do CNPJ;
b) Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente à aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada. Na falta de um desses, extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;
c) Recibos de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;
d) Comprovante de recebimento de pensão alimentícia. Na falta deste, extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor;
e) Comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais, como por exemplo, bolsa-escola, bolsa-família e cheque-cidadão;
f) Declaração original, assinada pelo próprio interessado, para autônomos e trabalhadores em atividades informais, com nome, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefones, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais.

Quanto à comprovação da condição de desempregado, será aceito um dos seguintes documentos:

a) Recibos de seguro-desemprego e do FGTS;
b) Documentos de rescisão do último contrato de trabalho, mesmo que temporário. No caso de contrato em Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, anexar ainda as cópias das páginas de identificação;
c) Declaração original, assinada pelo próprio interessado, com as seguintes informações: nome completo e nº do RG, a última atividade exercida, local em que era executada; por quanto tempo tal atividade foi exercida e data do desligamento.

O resultado da solicitação de redução da taxa será divulgado no dia 28 de agosto no site http://www.vunesp.com.br.

Os beneficiados com a redução da taxa devem se inscrever, pela internet, até as 16h do dia 2 de outubro. Após o preenchimento e envio da ficha de inscrição, os candidatos que tiverem redução da taxa deverão imprimir o boleto bancário específico com o valor da taxa de inscrição reduzido e pagá-lo até o dia 2 de outubro.

Vestibular

Serão oferecidas 6.394 vagas. As inscrições serão realizadas somente pelo site da Vunesp, de 8 de setembro a 2 de outubro.

De 21 a 23 de outubro, os candidatos serão convocados para a prova da primeira fase, programada para o dia 8 de novembro. A divulgação da lista de resultado da primeira fase e convocação para as provas de habilidades está marcada para 30 de novembro.

De 3 a 11 de dezembro, serão aplicadas as provas de habilidades, específicas para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e algumas carreiras de Bauru (arquitetura e urbanismo, design e educação artística).

Com relação à segunda fase, os candidatos serão convocados no dia 4 de dezembro e farão as provas nos dias 20 e 21 do mesmo mês. A divulgação da convocação para matrícula e da lista de espera acontecerá em 29 de janeiro de 2010.

Novo formato

Em março, a instituição aprovou mudanças no seu vestibular, que passará a ser realizado em duas etapas. A primeira fase terá um dia e a segunda, dois dias, totalizando três dias de exame.

Da primeira fase, eliminatória, constará a prova de conhecimentos gerais, com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática); ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).

Para a segunda fase, por vaga, serão convocados de quatro a seis candidatos mais bem classificados na primeira fase. Esta fase será aplicada em dois dias.

No primeiro, a avaliação terá 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo. A duração de cada dia de prova (primeira e segunda fases) será de 4 horas e meia.

Entre os objetivos a serem alcançados com as mudanças no processo de seleção, destacam-se o “aprimoramento do processo, o fortalecimento entre o vestibular e o ensino médio, bem como a busca da ampliação da inclusão universitária, preservando o princípio do mérito acadêmico”, segundo Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Fundação Vunesp, instituição responsável pelo exame.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: