dcsimg

Começaram as inscrições para o Vestibular 2010


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começa a receber, a partir desta quinta-feira (13), inscrições para o vestibular 2010.

O prazo termina no dia 6 de outubro. O formulário de inscrição estará disponível em www.comvest.unicamp.br. A taxa é de R$ 115,00. O manual do candidato e a Revista do Vestibulando também estarão disponíveis gratuitamente no site.

Serão oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Houve um aumento no número de vagas do curso de física (noturno), que passa de 30 para 40. Em 2008, a Comvest registrou 49.322 inscritos.

Neste ano, a Unicamp aceitará somente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Não será aceito o Enem 2008. Será aceita a nota do Enem mesmo daqueles candidatos que tiverem zerado na redação do exame. Até o vestibular passado, para compor parte da nota da 1ª fase do vestibular, o candidato não poderia ter tirado zero na redação, apesar de só a nota da prova de conhecimentos gerais do Enem ser usada pela Unicamp. Os candidatos precisarão autorizar o uso do Enem, que poderá valer até 20% da nota da primeira fase, no formulário de inscrição.

Na primeira fase, os candidatos precisarão levar duas fotos recentes (ano de 2009), datadas e coloridas. Quem não cumprir a determinação, não poderá fazer a prova.

Outra novidade diz respeito à inclusão de mais dois grupos de cursos que serão considerados como opções associadas na hora da classificação dos candidatos: os quatro cursos na área de gestão (agronegócio, comércio internacional, empresas e políticas públicas); e engenharia de produção e engenharia de manufatura.

Calendário

A primeira fase acontece no dia 15 de novembro com uma prova que inclui a redação e 12 questões gerais dissertativas: matemática, física, química, biologia, história e geografia.

A lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova serão divulgados no dia 16 de dezembro.

A segunda fase será realizada de 10 a 13 de janeiro de 2010, com oito provas dissertativas (duas por dia): língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês.

As provas de aptidão, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música acontecem em Campinas entre os dias 18 a 21 de janeiro.

A primeira chamada será divulgada dia 4 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 9 de fevereiro.

Isenção e redução parcial da taxa

A Comvest divulga a lista dos candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição no dia 17 de agosto. A partir dessa data, os contemplados começam a receber, via e-mail, um comunicado informando que foram beneficiados.

Podem solicitar a redução os candidatos que cumulativamente preencham os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês.

No entanto, eles ainda precisarão fazer a inscrição no vestibular, usando o código de isento fornecido pela Comvest.

A Comvest aceitará declarações de interesse de redução parcial da taxa de inscrição (50%) a partir das 8h do dia 17 até as 18h do dia 21 de agosto.

Nos dias 25 e 26 de agosto, das 9h às 17h, os candidatos que fizeram declaração de interesse pela redução da taxa deverão comparecer ao Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, s/nº, Campinas (SP), com originais e cópias de um dos seguintes documentos:

Quanto à comprovação da condição de estudante:
a) certidão ou declaração, expedida por instituição de ensino, pública ou privada;
b) carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino, pública ou privada, ou por entidade de representação discente.

Quanto à comprovação de renda:
a) contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador;
b) extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente à aposentadoria, auxílio doença, pensão, pecúlio, auxílio reclusão e previdência privada. Na falta deste, extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;
c) recibos de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;
d) comprovante de recebimento de pensão alimentícia. Na falta deste, extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor;
e) comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais, como por exemplo, bolsa escola, bolsa família e cheque cidadão.

Quanto à comprovação da condição de desempregado:
a) recibos de seguro desemprego e do FGTS;
b) documentos de rescisão do último contrato de trabalho, mesmo que temporário. No caso de contrato em carteira de trabalho, anexar ainda as cópias das páginas de identificação. Serão considerados desempregados os candidatos que, tendo estado empregados em algum momento nos últimos 12 meses, estiverem sem trabalho no período da inscrição.

A lista dos candidatos beneficiados pela redução parcial estará no site no dia 28 de agosto.

Cursos

Os seguintes grupos de cursos são considerados como opções associadas e poderão ser escolhidos como 1ª e 2ª opções:

a) Engenharia elétrica (integral) e engenharia elétrica (noturno);
b) Engenharia química (integral) e engenharia química (noturno);
c) Medicina (Unicamp) (integral) e medicina (Famerp) (integral);
d) Enfermagem (Unicamp) (integral) e enfermagem (Famerp) (integral);
e) Engenharia de manufatura (integral) e engenharia de produção (integral);
f) Gestão de comércio internacional (noturno), gestão de empresas (noturno), gestão de políticas públicas (noturno) e gestão do agronegócio (noturno).


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: