dcsimg

Universidade inicia inscrições para o PSS 2010


A Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV), torna público o edital de abertura das inscrições para o Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS) dos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras. A prova vai ocorrer nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro.

Os estudantes interessados em concorrer a uma das 4.910 vagas das 93 opções de cursos devem fazer sua inscrição exclusivamente via internet através do site da CCV (http://www.ccv.ufs.br) no período compreendido entre 8h de 17 de agosto às 18h de 10 de setembro de 2009, considerando o horário oficial de Brasília, munidos dos documentos de identidade e CPF.

Após o preenchimento da ficha, deve-se imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento até 11 de setembro em qualquer agência do Banco do Brasil. Os valores continuam os mesmos da edição anterior: R$ 70,00 para o PSS Geral e R$ 30,00 para o PSS das 1ª, 2ª e 3ª séries.

A partir do quinto dia útil após o pagamento da inscrição e até o dia 30 de setembro, o candidato deverá verificar a confirmação de sua inscrição no site e, se for o caso, resolver pendências na CCV, que fica no campus de São Cristóvão.

Dentre os dias 19 de outubro e 6 de novembro, o estudante imprime seu cartão de identificação em duas vias, no qual constará o local de realização das provas. Deverá ainda colar no cartão duas fotos 3 x 4 iguais e datadas de 2008 ou 2009.

Isentos

O candidato que obteve isenção da taxa de inscrição deve acessar o site da CCV no período compreendido entre 8h de 17 de agosto e 18h de 10 de setembro de 2009, horário de Brasília, para preenchimento da ficha de inscrição e impressão da GRU que conterá a seguinte informação: "Candidato isento da taxa de inscrição", que servirá como confirmação de sua participação.

Quem não imprimir a GRU no período estabelecido não participará do PSS.

Prova específica

Os candidatos aos cursos de Dança, Música e Teatro deverão, no ato da inscrição, definir a reopção de curso que terá validade no caso de o candidato ser considerado inapto na prova de conhecimentos específicos. A reopção só poderá ser feita para cursos que não tenham prova de conhecimentos específicos.

A prova específica, que conterá vinte questões objetivas de múltipla escolha, exige um nível de acertos de no mínimo 30% das questões. Esse exame terá caráter meramente eliminatório e o resultado não será considerado no cálculo do total geral de pontos padronizados para a classificação final. Essa prova será realizada no dia 8 de novembro das 8h às 10h.

Cotas

Em virtude da adoção de políticas afirmativas pela UFS, que aderiu a reserva de vagas, o candidato, após a efetivação de sua inscrição, será inserido em um dos três grupos a seguir:

Grupo A: Todos os candidatos, qualquer que seja a procedência escolar ou grupo étnico racial;

Grupo B: Candidatos de escola pública e de qualquer grupo étnico racial;

Grupo C: Candidatos de escolas públicas que se declararem pardos, negros ou indígenas.

Faz-se necessário ressaltar que os grupos acima não são mutuamente excludentes. Assim, um candidato com inscrição no grupo C, se não selecionado, continuará concorrendo no grupo B e, se não selecionado, ainda concorrerá no grupo A.

Segundo a resolução 80/2008/Conepe, 50% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% serão reservadas a estudantes que se declararem pardos, índios ou afro-descendentes, correspondendo a 35% do total de vagas oferecidas pela UFS.

Para se encaixar nesse quadro, os candidatos terão que comprovar a realização de todo o ensino médio em escolas públicas e pelo menos quatro séries do ensino fundamental - não necessariamente consecutivas - nessas mesmas instituições.

Mais informações: http://www.ccv.ufs.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: