dcsimg

Lançado o edital do Vestibular 2010. Começa o prazo para pedido de isenção de taxa.


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o edital do vestibular 2010. Os candidatos que quiserem pedir isenção da taxa de inscrição já podem acessar o site www.vestibular2010.ufsc.br/isencao. O prazo termina no dia 14 de setembro.

> Confira o edital do vestibular 2010 da UFSC

Os documentos deverão ser encaminhados para a Coperve/UFSC até o dia 15 de setembro, pelos correios, ou aos postos nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Poderá ser concedida isenção total ou parcial (50%) da taxa R$ 90,00. Os candidatos devem comprovar que não têm condição de fazer o pagamento. Serão também beneficiados professores da rede pública de ensino do estado de Santa Catarina, mas que ainda não tenham nível superior. A relação das isenções deferidas será divulgada no dia 6 de outubro, no site www.vestibular2010.ufsc.br e nos postos de recebimento.

Provas

Serão oferecidas 5.721 vagas em 76 cursos/habilitações, que serão oferecidos em Florianópolis e nos novos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá.

As provas serão aplicadas nos dias 6, 7 e 8 de dezembro.

Haverá uma mudança na distribuição das disciplinas nas provas. Nos dois primeiros dias, o candidato responde a questões objetivas. A redação e as questões discursivas ficaram para o terceiro e último dia do concurso.

O número de questões discursivas passa de três para seis. Além disso, o candidato deverá obter pelo menos três pontos no conjunto das discursivas (no Vestibular UFSC/2009 a exigência era não zerar nestas questões, que têm peso de 2,5 pontos cada).

Outra mudança é que a pontuação da prova de redação foi alterada para 15, e a exigência de nota mínima passa para 6. No Vestibular passado, a regra era obter nota mínima 4 em uma escala zero a 10. Também foi alterado o número de questões da prova de língua portuguesa de 10 para 12, e de língua estrangeira de 10 para 8.

As provas passam a ser aplicadas a partir das 14h, com entrada a partir das 13h e fechamento dos portões às 13h45min.

Novo Enem

A nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem) poderá valer até 20% do resultado no vestibular. O candidato deverá indicar na ficha de inscrição se quiser que o Enem seja usado. No entanto, a nota só será usada se melhorar o resultado no vestibular.

A Coperve alerta que a pontuação do Novo Enem que poderá ser adotada é somente a da prova objetiva. Com relação à redação, o estudante continuará sendo avaliado no vestibular pela própria UFSC. O Novo Enem será usado também na classificação para vagas remanescentes.

Ações Afirmativas

Pelo Programa de Ações Afirmativas, 20% das vagas de cada curso serão destinados aos candidatos oriundos da rede pública. Além disso, 10% serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham estudado na rede pública. Sete vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados indígenas.

Os novos cursos que serão oferecidos são: fonoaudiologia e engenharia eletrônica (em Florianópolis), engenharia da mobilidade (Joinville), ciências rurais (Curitibanos) e tecnologia da informação (diurno e noturno, em Araranguá).

Outras sete novas graduações estão em avaliação pela Câmara de Ensino da UFSC e poderão ainda ser fazer parte do vestibular 2010: engenharia de energia (em Araranguá); geologia, antropologia, arquivologia, ciências rurais (bacharelado e licenciatura) e ciências biológicas licenciatura noturno (no campus de Florianópolis). A expectativa é que até o dia 15 de setembro se tenha uma definição com relação a estes novos cursos.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Coperve: (48) 3721-9200.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: