dcsimg

MEC prepara vestibular em espanhol para nova universidade na tríplice fronteira


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), prepara uma prova em espanhol que servirá de vestibular para os alunos estrangeiros da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que funcionará em Foz do Iguaçu (PR), na tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Metade das 1.000 vagas inicialmente previstas será destinada aos estudantes de países da América Latina. Para preencher a outra parte, os brasileiros serão selecionados pelo novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em cinco anos, deverão ser oferecidas 5.000 vagas.

A prova em espanhol também será nos moldes do Enem, mas no do antigo. “O Inep irá nos passar as questões em espanhol do Enem antigo para avaliarmos aptidões. Não podemos fazer um processo seletivo no formato do novo Enem, que cobra mais conceitos, para os estudantes dos outros países. Lá não há essa tradição como existe aqui, no Brasil”, afirma Hélgio Trindade, presidente da Comissão de Implantação da Unila.

Em princípio, a aplicação da prova deve ficar a cargo da própria Unila, mas ainda não há uma definição sobre em quais países será realizada. "Queremos aplicar em toda a América Latina, mas pode ser que, no começo, só seja possível em alguns países", diz Trindade.

Segundo, uma das possibilidades para aplicar a prova nos centros de estudos brasileiros dos países vizinhos.

Senado

A criação oficial da instituição ainda aguarda aprovação no Senado – já passou pelas quatro comissões da Câmara. A estimativa é que seja votada ainda neste semestre para que os cursos de graduação sejam oferecidos a partir de março de 2010. As aulas serão dadas em português e em espanhol.

As suas atividades acadêmicas, porém, já terão início nesta quarta-feira (19), com a instalação do Conselho Consultivo do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), primeiro dia do 1º Colóquio Internacional "Educação para a Integração Latino-Americana". O evento acontece até sábado (22), no Parque Tecnológico de Itaipu, sede provisória da universidade.

A criação do Imea, que será dedicado à pesquisa e à pós-graduação, e a contratação de professores visitantes, já autorizada pelo Ministério da Educação, serão viabilizadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição tutora da Unila.

A partir deste mês até dezembro, o Imea irá instalar dez cátedras de estudos latino-americanos. Cada cátedra irá organizar seminários sobre diversos temas, como ciência, tecnologia e inclusão social.

As cátedras, que têm uma semana de duração e 15 horas de atividades acadêmicas e científicas, serão abertas a estudantes de pós-graduação da região da tríplice fronteira.

O campus da universidade será construído em uma área de 40 hectares doada pela Itaipu Binacional. O projeto é do escritório do arquiteto Oscar Niemeyer.

“A instalação da Unila vai representar um impulso tremendo nessa região e reforçar o papel de polo acadêmico e tecnológico e ajuda a superar esse estigma de Foz Iguaçu ser conhecida pelos sacoleiros e contrabando, que é como aparecia na mídia nacional”, afirma Paulino Motter, assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional integrante da comissão da Unila. “Agora está em curso um processo de transformar essa região, fortemente apoiada no turismo, que é uma vocação clara, e apoiada na agroindústria, num polo de conhecimento”, diz.

Confira a lista preliminar dos cursos de graduação da Unila:

- Sociedade, estado e política na América Latina
- Relações internacionais e integração regional
- Historia e direitos humanos na América Latina
- Desenvolvimento rural e segurança alimentar
- Economia, desenvolvimento e integração
- Comunicação, poder e mídias digitais
- Letras e línguas estrangeiras
- Ecologia e biodiversidade
- Energias renováveis
- Gestão integrada dos recursos hídricos
- Engenharia de macro-infraestruturas
- Licenciaturas: ciências da natureza / interculturalidade e integração / esporte, meio ambiente e políticas sociais
- Saúde coletiva e preventiva


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: