dcsimg

inscrições começam nesta segunda-feira, 24 de agosto


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre nesta segunda-feira, 24 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo 2009-2010.

Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passa de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91. O quadro de vagas foi aprovado na terça-feira (17) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR. O conselho fez um ajuste que alterou o número de novas vagas, cuja previsão inicial era de 135. Do total de 5.334 vagas, 1.808 (33,9%) são em cursos exclusivamente noturnos. E 81,8% são destinadas ao primeiro semestre.

Os novos cursos de graduação da UFPR são Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O primeiro, com 30 vagas, será oferecido em Curitiba. O segundo, com 80 vagas, em Palotina. Em 2008, as 5.204 vagas oferecidas pela universidade representaram um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Na ocasião, foram lançadas 21 novas opções de cursos. O total que vinha sendo oferecido até então pelo vestibular da UFPR era de 4.099 vagas.

A principal mudança do próximo vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.

Inscrições

As inscrições para a próxima edição do vestibular da UFPR começam às 8 horas do próximo dia 24 de agosto e termina às 16 horas de 30 de setembro. O edital que regulamenta o processo está disponível no endereço http://www.nc.ufpr.br.

Nos próximos dias, o Núcleo de Concursos da UFPR deve publicar o "Guia do Candidato", documento que complementará o edital.

A taxa de inscrição custa R$ 72,00. Candidatos "treineiros", que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70,00.

Candidatos que não têm condições para pagar esses valores poderão, entre os dias 14 e 18 de setembro, solicitar isenção da taxa. Um edital específico normatizará os procedimentos de tais pedidos.

Feira - Entre os dias 11 e 13 de setembro, a universidade irá promover a sétima edição da feira "UFPR Cursos e Profissões" — evento realizado anualmente desde 2003 e que reúne estandes de todos os cursos de graduação.

A feira estará aberta das 8 às 18 horas, no campus Jardim Botânico da universidade, localizado na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba. A entrada é gratuita e dispensa inscrição ou agendamento prévios. O público-alvo preferencial são alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.

Organizada pela Assessoria de Comunicação da UFPR, a feira "UFPR: Cursos e Profissões" tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Funpar, Secretaria da Educação do Paraná, além do apoio de três empresas juniores da própria universidade: Agetur, JR Consultoria e Prattica.

Mais informações no site: http://www.nc.ufpr.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: