dcsimg

- Vestibular terá duas questões a menos de redação


O Vestibular 2010 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) terá apenas cinco questões da prova de Compreensão e Produção de Textos, obrigatória para todos os candidatos selecionados para a segunda fase. Até o último vestibular, eram sete questões. O tempo para a resolução da prova será também diminuído, de cinco para quatro horas e meia.

A análise dos resultados das provas anteriores mostrou que cinco questões são suficientes para uma avaliação abrangente e com um nível adequado de discriminação entre os candidatos.

A prova faz a avaliação simultânea das capacidades de leitura e redação. Este modelo não será alterado. Os textos utilizados tratam de temas atuais, apresentam uma diversidade de gêneros e alguns incluem informações não verbais. São usados editoriais, artigos de opinião, notícias, cartas de leitor, entrevistas, textos de divulgação científica, textos literários, propagandas, gráficos, charges, tirinhas, mapas, entre outros.

Cada questão solicita que o candidato realize uma tarefa em relação ao texto fonte: opinar e argumentar a partir do tema abordado no texto, selecionar e sintetizar as informações mais relevantes, comparar pontos de vista, relacionar informações, interpretar detalhes, transpor de uma forma de discurso a outra, dar uma continuidade coerente.

Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos, professor Raul Von Der Heyde, “por sua abrangência, esse modelo de prova tem se mostrado eficiente para selecionar os candidatos mais preparados para cursar a universidade.”

As inscrições para o vestibular da UFPR podem ser feitas até às 16 horas de 30 de setembro, pelo site: www.ufpr.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: