dcsimg

já são 10.400 inscritos para o Vestibular 2010


O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) contabilizou até a tarde de 1º/9, 10,4 mil formulários de inscrição ao vestibular 2009-2010 preenchidos através do endereço: http://www.nc.ufpr.br.

Desse total, 1,4 mil já efetuaram inclusive o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 72,00. Candidatos "treineiros", que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70,00.

Iniciado no dia 24 de agosto, o período de inscrições termina às 16 horas do próximo dia 30.

Candidatos que não têm condições para pagar a taxa poderão, de 14 a 18 de setembro, solicitar isenção, conforme edital específico já publicado pelo Núcleo de Concursos da UFPR.

Vagas

O processo seletivo 2009-2010 da UFPR oferece duas novas opções de cursos de graduação e 130 novas vagas. Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passou de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.

Os novos cursos de graduação da UFPR são Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O primeiro, com 30 vagas, será oferecido em Curitiba. O segundo, com 80 vagas, em Palotina.

Do total de vagas, 1.808 (33,9%) são em cursos exclusivamente noturnos.

A principal mudança do vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.

Outra novidade diz respeito à possibilidade de o candidato que disputa as vagas de Palotina fazer as provas em Curitiba.

Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Calendário

A primeira fase do vestibular da UFPR acontece no dia 29 de novembro. A segunda fase, nos dias 12 e 13 de dezembro. Como o primeiro dia de provas da segunda fase será num sábado, os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos, têm direito a solicitar um atendimento diferenciado.

Esses candidatos terão acesso aos locais de prova no mesmo horário que os demais concorrentes, e aguardarão, incomunicáveis, até o pôr-do-sol, quando começarão a resolver as questões.

Mais informações: http://www.nc.ufpr.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: