dcsimg

Prorrogado o prazo de inscrições para o Vestibular 2010


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) prorrogou o prazo de inscrição para o vestibular 2010 até a próxima segunda-feira (14). Inicialmente, o prazo terminaria nesta terça-feira (8).

As inscrições devem ser feitas somente pelo site www.ufmg.br/vestibular2010. O candidato deve pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 130,00.

Neste ano, são oferecidas 6.600 vagas em 75 cursos. Serão 650 vagas a mais do que no concurso anterior. Do total de vagas, 240 serão para o campus de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e as demais 6.360, para Belo Horizonte.

As provas da primeira etapa serão aplicadas em 29 de novembro. A segunda etapa ocorrerá de 4 a 11 de janeiro de 2010.

Só poderá concorrer a uma das vagas o candidato que tiver concluído ou estiver matriculado no terceiro ano do ensino médio ou de curso equivalente.

Cursos novos

Para 2010, a UFMG terá dez novos cursos: antropologia; biomedicina; ciências socioambientais; controladoria e finanças; dança; engenharia de sistemas; museologia; relações econômicas internacionais; tecnologia em radiologia e diagnóstico por imagem; e química tecnológica.

Em alguns cursos já existentes, o número de vagas foi ampliado, em relação ao concurso 2009. O de comunicação social ampliou a oferta de 100 para 120 vagas. O curso de farmácia passou de 132 para 212 vagas e filosofia de 45 para 85. O curso de geografia também teve aumento: 40 vagas, totalizando oferta de 120 no Vestibular UFMG 2010.

Outra novidade este ano é que as provas de habilidades só serão realizadas na 2ª etapa, nos cursos de música (bacharelado e licenciatura), teatro, dança, artes visuais, design, design de moda, cinema de animação e artes digitais, conservação e restauração de bens culturais móveis.

Bônus

O Sistema de Bônus no processo seletivo da UFMG foi adotado, pela primeira vez, no vestibular 2009. Atualmente, pelo sistema, no ato da inscrição, o candidato que comprove ter cursado e ter sido aprovado nas quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em qualquer escola pública do país poderá optar por concorrer ao bônus.

Pelo programa, o candidato recebe 10% de bonificação em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso.

Além disso, o candidato oriundo de escola pública, que preencha os requisitos acima, e que se autodeclare negro (pardos e pretos incluídos) também poderá optar por concorrer pelo Programa de Bônus de 15%, em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: