dcsimg

As inscrições para o Processo Seletivo 2010 vão até dia 25 de outubro


A UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) recebe até o dia 25 de setembro, inscrições para a seleção de alunos para 2010. Serão oferecidas 1.890 vagas em 26 cursos de graduação, distribuídas em seis cidades de Minas Gerais. Podem concorrer às vagas todos os candidatos que possuírem o Ensino Médio completo, ou que estiverem em vias de completá-lo ou, ainda, os que desejam participar como "treineiros".

Os interessados deverão acessar o site www.uemg.br durante o mês de setembro, no período acima indicado, e preencher a ficha de inscrição on-line, que gerará um boleto no valor de R$ 110,00. Estarão isentos dessa cobrança apenas os selecionados pelo Procan, processo de seleção socioeconômico ocorrido em junho deste ano.

No ato da inscrição, o candidato deverá assinalar, entre outros itens, a cidade em que deseja realizar as provas gerais (Barbacena, Belo Horizonte, Frutal, João Monlevade, Poços de Caldas ou Ubá), independentemente da localidade em que seja oferecido o curso pretendido. Encerrado com êxito o procedimento, os candidatos deverão imprimir o boleto bancário para pagamento da Taxa de Inscrição. Também deverão ser impressos pelos candidatos, em períodos constantes no Manual, o COMUNICADO para as Provas Específicas e o COMPROVANTE DEFINITIVO DE INSCRIÇÃO para as Provas Gerais, observando-se que nenhum dos referidos tipos de Comprovante de inscrição será enviado por via postal.

Provas específicas - Candidatos que desejam vaga em cursos de graduação oferecidos pela Escola de Música e Escola Guignard, ambas com sede em Belo Horizonte, deverão, antes de proceder às provas gerais, obter aprovação mínima de 60% em testes que confirmem habilidade prévia, respectivamente, em Música e em Desenho.

As condições, datas e conteúdos para as provas de habilidade específica estão previstos no Manual do Candidato. Aqueles que obtiverem a pontuação mínima exigida, seguirão para as provas gerais, de onde serão aprovados os melhores candidatos. Os candidatos considerados NÃO HABILITADOS por não conseguirem atingir a pontuação mínima e que, no ato da inscrição, marcaram uma 2ª opção de curso poderão realizar as Provas Gerais e concorrer a vagas em outro curso, desde que o mesmo seja ministrado no Campus BH.

Provas Gerais - Marcadas para o dia 6 de dezembro, as avaliações constam de 9 disciplinas, normalmente oferecidas pelo Ensino Médio (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Física, Química, Biologia, História , Geografia e Língua Estrangeira), além da prova de Redação. As questões objetivas e a redação deverão ser realizadas em um período de 4h30min. As provas objetivas terão um total de 54 questões, 6 por disciplina.

> Confira as obras literárias indicadas para a realização de prova de Literatura brasileira

A classificação final dos candidatos utilizará um sistema de pesos, disponível no Manual do Candidato, que concede maiores notas aos acertos de disciplinas relacionadas ao curso pretendido.

Procan - De acordo com a Lei Estadual n° 15.259/2004, a universidade reserva 45% de seu total de vagas às categorias socioeconômicas de afrodescendentes e egressos de escola pública (que sejam comprovadamente carentes), indígenas e portadores de deficiência.

Os habilitados na seleção ocorrida em junho deste ano realizarão as provas gerais – e específicas, quando for o caso – e terão direito a concorrer com pessoas de origem socioeconômica semelhante, promovendo oportunidades mais igualitárias no acesso ao Ensino Superior gratuito oferecido pelo Estado. Os candidatos não aprovados entre as vagas reservadas, mas que houverem se classificado, serão integrados à lista geral de candidatos em função de sua pontuação total.

Mais informações: (31) 3194-2500 / 3194-2501 ou www.uemg.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: