dcsimg

Nova data para aplicação de provas da UFSC pode ser 19 a 21 de dezembro


A Universidade Federal de Santa Catarina leva a seu Conselho Universitário na próxima terça-feira, 13 de outubro, a proposta de nova data para aplicação do Vestibular 2010. A alteração será necessária em função da coincidência com o período de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), determinado pelo Ministério da Educação para os dias 5 e 6 de dezembro.

O encaminhamento da UFSC é manter o percentual de 20% da nota do Enem no cômputo do vestibular e transferir o concurso dos dias 6, 7 e 8 de dezembro para o período de 19 a 21 (sábado, domingo e segunda-feira) do mesmo mês. Está também sendo estudada a possibilidade de que o prazo máximo para inscrições, estipulado como o dia 14 de outubro, seja prorrogado. Essa informação será divulgada na próxima semana. O calendário acadêmico do próximo ano não será alterado.

"É um momento difícil, estamos lidando com a vida de muitas pessoas", lamenta o reitor Alvaro Toubes Prata, em relação aos problemas que envolvem o Enade. Segundo ele, toda a logística e conteúdo do concurso será mantida. Porém já é possível prever que a nova agenda altere a divulgação do resultado do concurso, tradicionalmente realizada antes do Ano Novo. Com a necessidade de espera do resultado do Enem, a divulgação do listão da UFSC deverá acontecer no final de janeiro. "Vamos adiar o concurso em respeito à sociedade e também porque acreditamos na proposta do MEC", informa o reitor. Ele lembra que a adoção do Enem no resultado do vestibular faz parte das ações que a instituição vem desenvolvendo em busca de uma maior inserção social.

De acordo com o presidente da Coperve, professor Julio Szeremeta, cerca de 23 mil pessoas já se inscreveram no vestibular da UFSC e cerca de dois terços se manifestaram favoráveis ao uso da nota do Enem como 20% do resultado do concurso. Estudantes que já fizeram sua inscrição e não tenham disponibilidade de realizar o concurso no novo período poderão solicitar devolução da taxa de inscrição.

A UFSC e o Enem: A UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem) como percentual de 20% no Vestibular 2010. Para compor sua nota do concurso com o Novo Enem o candidato deve fazer esta opção no formulário de inscrição. Mas, de acordo com a Coperve/UFSC, caso a composição com o conceito do Novo Enem prejudique o candidato, prevalece a nota do vestibular.

A Coperve alerta que a pontuação do Novo Enem que poderá ser adotada é somente a da prova objetiva. Com relação à redação, o estudante continuará sendo avaliado no vestibular pela própria UFSC. O Novo Enem será usado também na classificação para vagas remanescentes. Isso significa que se sobrarem vagas os candidatos serão avaliados somente a partir de sua colocação no Novo Exame Nacional do Ensino Médio.

Ações Afirmativas: O concurso Vestibular UFSC/2010 também levará em conta o Programa de Ações Afirmativas, que estabelece 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Além disso, 10% serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Caso as vagas não sejam preenchidas dentro desse requisito, as vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros poderão ser preenchidas por estudantes que tiveram outra trajetória acadêmica. Sete vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados indígenas.

Novos cursos e 6.021 vagas: O Vestibular UFSC/2010 tem novo quadro de vagas. Com a aprovação de seis novos cursos, serão oferecidas 6.021 vagas em 82 graduações, nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá. No lançamento do Edital, no mês de agosto, eram 5.721 vagas, em 76 cursos. Em relação ao Vestibular UFSC/2009, os novos cursos que serão oferecidos pela UFSC são: Fonoaudiologia; Engenharia Eletrônica; Antropologia; Arquivologia; Geologia; Licenciatura em Ciências Biológicas - Noturno e Museologia (em Florianópolis), além de Engenharia da Mobilidade (Joinville); Ciências Rurais (Curitibanos); Tecnologias da Informação e da Comunicação (Araranguá).

Resultado da isenção: A UFSC divulgou a lista dos 2.486 beneficiados com a isenção da taxa de inscrição em seu Vestibular 2010. Os nomes estão disponibilizados no site www.vestibular2010.ufsc.br e no PASSEIWEB, e ainda também nos locais das cidades de Santa Catarina em que foram distribuídos os formulários de isenção. Apenas 326 pedidos foram indeferidos e não caberá recurso referente às solicitações.

Os candidatos que obtiverem isenção total ou parcial da taxa de inscrição devem efetuar sua inscrição no Concurso Vestibular UFSC/2010 via internet, no site www.vestibular2010.ufsc.br, até 23h59min do dia 14 de outubro de 2009.

Os beneficiados com a isenção parcial devem efetuar o pagamento da importância de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da taxa, até o dia 15 de outubro. Os candidatos que já tenham realizado sua inscrição antes da divulgação das isenções deferidas devem imprimir uma segunda via do boleto bancário.

Os que obtiverem isenção total e que já tenham realizado sua inscrição antes da divulgação das isenções deferidas, deverão desconsiderar o boleto bancário.

Mais informações no site www.vestibular2010.ufsc.br e também junto à Coperve: 48 3721-9200


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: