dcsimg

Divulgada a concorrência do Vestibular 2010


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu um número recorde de inscritos no vestibular: 55.475. Esse número é 12,5% maior do que o registrado no ano passado, quando 49.322 haviam se inscrito. Até então, o recorde era de 2005, com 53.756 participantes. A instituição também divulgou a relação candidato/vaga.

> Confira a relação candidato/vaga no vestibular da Unicamp

Estão em disputa 3.444 vagas distribuídas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) está disponível no site da Comvest e é gratuito.

A relação candidato/vaga geral alcançou 16,1, ante 14,4 no ano anterior. Com quase 90 candidatos por vaga, medicina é o curso mais concorrido do vestibular, com quase 10 mil candidatos.

Em seguida, vêm as carreiras de medicina na Famerp (62,5 c/v), arquitetura e urbanismo (60,3 c/v), comunicação social e midialogia (37,9), ciências biológicas – integral (35,1 c/v), engenharia química – integral (31,9 c/v), farmácia (30,2 c/v), engenharia de produção (28,2 c/v), engenharia civil (27,4 c/v) e ciências econômicas – integral (24,5 c/v).

Houve um aumento de 41% na demanda pelos cursos do novo campus em Limeira, onde funciona a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), inaugurado no ano passado.

Segundo a assessoria de imprensa da Comvest, o curso de engenharia de manufatura teve mais de 800% de crescimento: a concorrência passou de 1,5 c/v para 14,3 c/v.

O curso de ciências do esporte subiu quase 200%, passando de 1,8 c/v para 5,3 c/v. Nos cursos de Gestão de Empresas, Gestão do Comércio Internacional e Nutrição, a demanda cresceu aproximadamente 18%.

Provas

A prova da primeira fase será no dia 15 de novembro. Os candidatos deverão fazer uma redação e responder a 12 questões gerais dissertativas: ciências biológicas, física, geografia, história, matemática, e química. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 5 de novembro no site da www.comvest.unicamp.br.

A instituição não usará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu vestibular por causa do prazo - o exame foi adiado para dezembro após denúncia de vazamento.

No dia 16 de dezembro, a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 10 a 13 de janeiro de 2010, com oito provas dissertativas (duas por dia): língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês.

As provas de aptidão, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música acontecem em Campinas entre os dias 18 a 21 de janeiro.

A primeira chamada será divulgada dia 4 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 9 de fevereiro.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: