dcsimg

Divulgado o gabarito da 1ª fase do PSS 2010


Candidatos inscritos na 1ª fase do Processo Seletivo Seriado 2010 realizaram neste domingo, 22 de novembro, as provas aplicadas pela Universidade Federal do Pará. O início da disputa por uma vaga na Universidade iniciou-se de forma tranquila e sem grandes incidentes. Do total de 50.436 candidatos inscritos no processo, 47.707 puderam participar da primeira fase do concurso, na capital e no interior do Estado.

A prova, que teve cinco horas de duração, com término às 13h, constou de 55 questões de múltipla escolha, envolvendo conteúdos de 11 disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Biologia, Sociologia e Filosofia.

No campus da UFPA, em Belém, os portões abriram pontualmente às 8h. Não houve tolerância a atrasos. O Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA) registrou boletins de ocorrência até o horário de abertura dos portões para candidatos que erraram locais de prova, perderam documentos ou necessitaram realizar correções no cartão de inscrição.

Faltosos - Segundo o CEPS, 3.256 candidatos faltaram à prova em todo o Estado. Na Região Metropolitana de Belém, foram contabilizados 2.028 faltosos, equivalentes a 6,27% do total de inscritos, sendo 1.821 faltosos em Belém (6,70%), 186 em Ananindeua (4,27%) e 21 em Icoaraci (2,57%). No interior, foram 1.228 faltosos (8,21%). No ano passado, 2.802 candidatos faltaram à prova da primeira fase no Pará, representando 5,87% do total de inscritos.

Especiais - Dois candidatos solicitaram a possibilidade de realizar a prova em hospitais por motivo de internação. Os candidatos encontram-se hospitalizados no Hospital das Clínicas e no Hospital Ophir Loyola por motivos de hemodiálise e tratamento cirúrgico, respectivamente. Entre os inscritos estão, 263 candidatos portadores de necessidades especiais. Em Belém, eles realizaram prova no Atelier de Artes da UFPA e, no caso dos portadores de deficiência visual, no Instituto Álvares de Azevedo.

Em Belém, houve falta de provas ampliadas, ou seja, com letra em tamanho maior para facilitar a leitura, nos colégios Avertano Rocha e Paulino de Brito. De acordo com a coordenação do CEPS, apenas o candidato lotado no Paulino de Brito havia solicitado previamente o recurso, de modo que a prova foi enviada ao local imediatamente.

Locais de prova - Além de Belém, Ananindeua e Icoaraci, houve primeira fase nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Itaituba, Jacundá, Marabá, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Rondon do Pará, Santarém, Soure, Tailândia, Tomé-Açu, Tucuruí, Uruará e Xinguara, somando 24 municípios. A prova foi realizada em 93 escolas: 45 na capital e 48 no interior, totalizando 1.420 salas de aula.

Ao todo, 4.585 pessoas estiveram envolvidas diretamente na organização da primeira fase do PSS 2010. Foram 93 coordenadores de unidades, 93 médicos, 184 assessores, 247 assessores de apoio, 89 assessores de apoio administrativo, 166 vigilantes, 2.465 fiscais na capital e 1.242 fiscais no interior do Estado.

Cotas - Pela primeira vez, a Universidade destina vagas, especificamente, para candidatos indígenas, que farão prova no dia 13 de dezembro. Foram homologadas 194 inscrições. Entre os cursos mais concorridos para esse segmento, estão Medicina, Pedagogia e Direito. Já entre as demais inscrições, Educação Física atraiu grande número de candidatos cotistas e Medicina, de não-cotistas. O recém-criado curso de Fisioterapia aparece entre os mais disputados entre as duas listagens. O total de candidatos inscritos que disputam o processo como cotistas é de 27.374, sendo 9.608 cotas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e 17.766 para candidatos que se declaram pretos ou pardos.

Próximas etapas - A segunda fase de provas será realizada no dia 13 de dezembro, com 54 questões objetivas, sendo 6 de cada uma das 9 disciplinas. A terceira e última fase acontecerá dia 10 de janeiro de 2010, com 45 questões, distribuídas entre 9 disciplinas, e mais uma redação.

Confira a prova e o gabarito:


Fonte: CEPS - UFPA

Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: