dcsimg

Universidade muda vestibular e terá testes na 1ª fase


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aprovou, nesta quinta-feira (3), mudanças no formato do vestibular para ingresso em 2011. O processo seletivo que está em curso permanece inalterado.

Segundo o coordenador executivo da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), Renato Pedrosa, "vai mudar bastante coisa, mas a filosofia do processo seletivo não mudará". Ele se recusou a adiantar detalhes da avaliação.

Desde o ano passado, a Unicamp vinha discutindo a mudança. Uma das medidas analisadas e que podem estar presentes na nova prova são testes na primeira fase. No entanto, Pedrosa não confirmou se a primeira etapa terá questões objetivas.

Em 2008, o então coordenador da Comvest, Leandro Tessler, declarou que o mais provável era que a primeira fase tivesse perguntas de múltipla escolha. "Pessoalmente, quero manter também a redação na primeira fase, o que é um diferencial da prova da Unicamp", disse na época.

O que permanece igual

De acordo com Pedrosa, as mudanças foram discutidas durante um ano inteiro. "A motivação é bem clara: é a atualização acadêmica e o aprimoramento dos aspectos seletivos do vestibular", dissse.

Por outro lado, o coordenador da Comvest afirmou que a estrutura básica do processo seletivo está mantida e que a finalidade da primeira e da segunda fase não sofrerá alterações. "Avaliamos as habilidades gerais e os conteúdos vinculados a elas."

O vestibular da Unicamp, nas palavras de Pedrosa, continuará selecionando "estudantes críticos, com boa habilidade de leitura, com capacidade de relacionar fatos e informações em vários tipos de formato".


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: