dcsimg

Como deVerão ser as provas de português da Fuvest, Unicamp e UFRJ


Os candidatos que farão os vestibulares da Fuvest, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na primeira quinzena de janeiro, terão de responder a questões de português.

Entre essas instituições, só a Unicamp já pediu a redação na primeira fase.

A Fuvest vai aplicar provas nos dias 3, 4 e 5 de janeiro enquanto a Unicamp realizará a segunda fase entre os dias 10 e 13. Os candidatos às vagas oferecidas pela UFRJ batalharão por uma vaga em 9 e 10 do mesmo mês.

Vale lembrar que a segunda fase da Fuvest está diferente neste ano. Todos os candidatos selecionados terão de responder a 20 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês no segundo dia de provas. Parte dessas questões deverão ser interdisciplinares. Confira algumas dicas baseadas em provas anteriores:

Fuvest - Deve apresentar dez questões dissertativas e a redação
- Boa parte da prova pede interpretação de texto e geralmente cobra todas as leituras obrigatórias
- Pode relacionar as obras (o que uma determinada obra tem em comum com a outra) nas questões
- Costuma recorrer a trechos dos livros ao apresentar uma pergunta
- A redação costuma ser dissertativa, em prosa e pode propor temas da atualidade.
Unicamp - Costumam ser 12 questões dissertativas
- 50% da prova, normalmente, é de interpretação de texto; as outras questões seriam de gramática aplicada ao uso da língua
- A lista de leitura obrigatória é a mesma da Fuvest, porém algumas obras podem ficar de fora
- Os examinadores apresentam textos publicados em jornais, revistas e/ou quadrinhos e formulam questões que mexem com as possibilidades da língua. Por exemplo: podem querer saber se aquele modo de falar dos personagens correspondem aos padrões cultos do português, que tipo de estrutura o redator usou em um determinado texto, nessa linha
- De forma diferente da Fuvest, que “fica mais na obra”, segundo a professora, em uma questão sobre literatura a Unicamp pode formular perguntas relacionando os livros com textos de canções, por exemplo.
- As perguntas apresentadas pela Unicamp costumam ser um pouco mais trabalhosas já que podem exigir mais perspicácia do aluno. Ele vai precisar de mais tempo para raciocinar sobre determinadas questões.
UFRJ

- Pode apresentar dez questões dissertativas com possibilidade de haver subitens
- A prova costuma ser temática: as questões giram em torno do mesmo assunto central
- Pode abordar principalmente romantismo, modernismo, funções da linguagem, verbos, conjuntos e pronomes, além de sinônimos, antônimos (ambiguidades)
- A redação é uma dissertação argumentativa e apresenta temas reflexivos. Os examinadores querem ver teses bem definidas.é necessário ler com muito cuidado o tema para não correr o risco de escapar da proposta. É importante ter posicionamento crítico (o que não necessariamente significa falar mal de algo ou alguém).

Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: