dcsimg

As questões interdisciplinares na 2ª fase


As questões interdisciplinares cobradas nos vestibulares não devem ser fonte de receio para os candidatos. O estudante deve confiar no que estudou. A questão vai cobrar um assunto que ele conhece, mas com uma roupagem diferente. É só ler com bastante atenção para identificar o que está sendo pedido.

Neste ano, o vestibular da Fuvest sofreu mudanças e a segunda fase passou a ter três dias de provas. O segundo dia terá uma prova com 20 questões de todas as matérias, sendo que parte delas vai ser interdisciplinar. Esse exame é obrigatório para todos os vestibulandos, independentemente da carreira escolhida.

O percentual de interdisciplinares não é divulgado. As 20 questões podem ter um, dois ou três itens. Devem predominar dois itens por questão.

O grau de dificuldade será o equivalente ao encontrado numa segunda fase de outros anos. Não é porque a prova será feita pelos candidatos de todas as áreas que serão menos aprofundadas. No entanto, serão cobrados somente conteúdos do ensino médio.

Unicamp

Na segunda fase da Unicamp, não haverá a cobrança de questões contextualizadas. Oito provas, divididas por disciplinas, serão aplicadas em quatro dias. O diferencial é que os enunciados são geralmente contextualizados. É preciso identificar exatamente o que pede a questão e responder baseando-se nas informações do enunciado.

As provas da Unicamp envolvem muita leitura. Uma sugestão é sempre dar uma olhada nas provas anteriores e treinar respondê-las.

Fuvest Segundo dia da segunda fase cobra questões interdisciplinares:
- Esse tipo de questão pode aparecer de duas formas: o mais comum é quando o enunciado contextualiza uma situação ligada a uma disciplina, mas a pergunta pede algo relacionado a outra matéria.
- Outro tipo é quando a questão traz dois itens, como a) e b), para o candidato responder: o primeiro é referente a uma disciplina e o segundo, a outra diferente.
- O meio ambiente é um exemplo de tema que pode ser abordado em questões interdisciplinares. Uma parte da pergunta trata de biologia e a outra, de química ou geografia.
- Caso seja apresentada uma situação nova, não se assuste com a questão. Tente analisar qual é o conceito cobrado e confie no que sabe.
- Leia com atenção o enunciado, pois pode dar pistas para a solução da questão.
- Responda exatamente o que for pedido na questão, como citar, exemplificar, justificar e demonstrar.
- Se a questão tiver um item para cada disciplina, mas o candidato não souber a resposta de todos, tente deixar ao menos a resolução da matéria que tiver conhecimento. Assim, poderá garantir alguns pontos.
- Caso tenha dificuldade em alguma questão, pule e continue resolvendo o restante para não perder tempo. Depois, volte para resolver as que ficaram pendentes.

Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: