dcsimg

Confira dicas de BIOLOGIA na 2ª fase


O conteúdo cobrado nas provas de biologia da segunda fase de alguns dos principais vestibulares do país, como a Fuvest, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), costuma ser amplo e abrange de organização celular e genética a ecologia.

Na Unicamp, por exemplo, as questões são subdivididas em itens e não privilegiam nenhum assunto em particular. Cada pergunta pode abranger mais de um aspecto biológico.

A prova específica da UFRJ costuma ter entre 8 e 10 questões. Uma das características mais importantes da prova é que ela costuma abordar assuntos muito comuns em vestibular, mas de uma maneira inédita. Por exemplo, em uma questão sobre circulação, a banca não solicita diretamente que o aluno descreva o fenômeno e sim, apresenta alguma notícia de pesquisas na área ou mostra um experimento.

Apesar da abordagem diferente da pergunta, a solução para a resposta é feita a partir de conhecimentos básicos. Entretanto, a prova exige que o aluno vá além do conhecimento formal e básico. É necessário que o candidato tenha excelente capacidade de interpretação, conhecimento de várias linguagens, como esquemas, gráficos e infogramas, e que seja capaz de associar diferentes áreas do conhecimento.

Confira algumas dicas:

FUVEST e UNICAMP - Temas que podem ser cobrados nas provas: organização da célula e função de seus componentes; divisão celular; genética (herança ligada ao sexo e grupos sanguíneos); sistemas digestivo, circulatório e respiratório dos animais; modo de transmissão dos principais parasitas; e fotossíntese e ciclos reprodutivos dos vegetais.
- Na parte de ecologia, poderá ser pedida a relação entre os seres vivos e poluição, que vai exigir conhecimentos de cadeia alimentar e ciclos do carbono e nitrogênio.
- As provas exigem capacidade de leitura e compreensão. O candidato também deve de saber elaborar respostas de maneira clara.
UFRJ

- É uma prova bastante abrangente, que frequentemente cobra fisiologia animal, evolução, biologia molecular e ecologia.
- Assuntos cobrados são comuns, mas de maneira inédita.
- É necessário que o candidato tenha excelente capacidade de interpretação, conhecimento de várias linguagens (esquemas, gráficos, infogramas, etc) e que seja capaz de associar diferentes áreas do conhecimento.
- Dica importante é não se alongar demasiadamente nas respostas e observar o que é pedido.
- Um "justifique" indica que o candidato deve apresentar a razão de o fenômeno descrito na questão ocorrer. Já um "explique" pede que seja explicado o processo envolvido, criando associações lógicas.
- O candidato deve saber interpretar esquemas, gráficos e infogramas e associar diferentes áreas do conhecimento.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: