dcsimg

Veja como geografia deve ser cobrada na 2ª fase


Nas provas das áreas de humanidades, antes de elaborar a resposta, o candidato tem de ficar bem atento ao que está sendo pedido no enunciado: se é para citar, mencionar, enumerar, exemplificar, justificar ou explicar. É preciso estruturar bem o que se vai escrever para que seja respondido exatamente da maneira exigida.

Outro aspecto particular à prova de geografia diz respeito ao uso de linguagem adequada. Ao analisar um mapa, em vez de dizer que determinado país está na parte de cima, o vestibulando deve escrever que está ao norte. Quando falar de população, em vez de velho, deve-se dizer idoso. São pequenas coisas que fazem toda a diferença.

Os temas cobrados na prova de geografia da segunda etapa da UFRJ podem ser divididos em cinco grupos. A organização das cidades, meio ambiente, agricultura, industrialização e globalização são pedidos de uma forma ou de outra.

O candidato não deve ser impositivo e determinante nas suas respostas. Em vez de dizer que: ‘O Brasil cresceu muito na agricultura’, por exemplo, o candidato deve escrever: ‘De modo geral, o Brasil cresceu muito agricultura’. Isso porque há diversos fatores que pesam num acontecimento como esse. O candidato tem de ser específico sem ser determinante.

Na Fuvest, o segundo dia da segunda fase terá uma prova comum a todos os candidatos e geografia deve ter duas ou três perguntas. Também serão cobradas questões interdisciplinares, em que geografia pode aparecer de novo. A prova deve pedir análise de climograma, como chuva e temperatura, perfil de relevo, população e geografia econômica. É muito comum a Fuvest dar uma foto de paisagem, como de uma araucária, e um gráfico de clima, e pedir para identificar o local e fazer uma análise.

A Unicamp tenta selecionar candidatos que vão se tornar profissionais engajados no mundo. A prova de geografia vai refletir isso.

Confira algumas dicas:

Fuvest e Unicamp - No 2º dia de provas da Fuvest, obrigatório para todos os candidatos, a aposta é que haja três questões de geografia. Se for esse número, é grande a chance de ser uma sobre quadro natural, outra de geografia humana e a terceira de geografia econômica.
- Exames costumam trazer mapas, gráficos, tabelas e fotos para serem analisados.
- Em relação à geografia humana, podem ser abordados: migração, crescimento populacional, natalidade, mortalidade, aumento da longevidade etc.
- No 3º dia da Fuvest, dependendo da carreira, poderão ser quatro ou seis questões de geografia.
- Unicamp, os enunciados estão mais curtos e as questões trazem, em geral, dois itens cada uma.
- Entre os tópicos possíveis de aparecer estão: relação do Irã com o mundo, especificamente os EUA; Coreia do Norte; Índia; China; Brics; petróleo, envolvendo a Venezuela; e as questões de ambiente e sustentabilidade, usando como gancho o COP. Na parte de geografia do Brasil, o pré-sal, indústria e urbanização podem ser abordados.
UFRJ

- A prova de geografia aborda, basicamente, cinco grandes temas.
- Tema 1 - organização do espaço e meio urbano: crescimento das cidades e a questão urbana do Rio de Janeiro.
- Tema 2 - meio ambiente: especialmente a parte de aquecimento global; buraco na camada de ozônio; e chuvas ácidas.
- Tema 3 - agricultura: sistema de plantação; plantation; belts nos Estados Unidos; sistema de jardinagem na China. As questões referentes a esses temas normalmente fazem a correlação com a geografia física. Então, a questão associa a produção agrícola ao tipo de solo ou ao clima. A prova também pode abordar a questão humana na parte agrária, como os movimentos sociais e a grilagem.
Tema 4 – industrialização: modelo Fordista e Pós-Fordista; e a questão das novas tecnologias nos processos industriais, como a biotecnologia, informática, robótica, mecatrônica e nanotecnologia. Essa parte pode pedir a relação entre industrialização e a relação com mão-de-obra sem qualificação e desemprego.
Tema 5 – globalização, conflitos e fluxos financeiros: invasão do Iraque; guerra do Afeganistão; conflitos entre o Paquistão e a Índia; relação entre Taiwan e China; Oriente Médio; e blocos econômicos, como o Mercosul e a União Europeia.

Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: