dcsimg

Universidade cria novos cursos para 2010


A partir do segundo semestre de 2010, a Ufla - Universidade Federal de Lavras (MG) - contará com novos cursos de graduação, tanto presenciais como à distância. No que diz respeito aos cursos presenciais, entre as novidades para o ano que vem estão os bacharelados em Direito (60 vagas semestrais) e Administração Pública (50 vagas semestrais), além das licenciaturas em Letras (50 vagas semestrais) e Filosofia (50 vagas semestrais), sendo todos os cursos presenciais e noturnos.

À distância

Já na modalidade à distância, a Ufla vai oferecer as licenciaturas Pedagogia, Física, Letras (Português), Letras (Inglês) e Filosofia. Para o curso de Pedagogia serão oferecidas 300 vagas anuais divididas igualmente em seis pólos diferentes: Cambuí, Confins, Divinópolis, Lavras, São Gonçalo do Sapucaí e Varginha. Física segue o mesmo esquema, mudando apenas as cidades-pólo: Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Sete Lagoas e Varginha. Já os cursos de Letras (Português), Letras (Inglês) e Filosofia oferecerão 125 vagas semestrais distribuídas em cinco pólos diferentes: em Bambuí, Cambuí, Confins, Itamonte e Sete Lagoas haverá Letras (Português) e Letras (Inglês). Com relação à Filosofia as vagas serão distribuídas nos seguintes pólos: Bambuí, Cambuí, Confins, Ilicínea e Itamonte.

Licenciaturas

No entanto, é importante ressaltar que as vagas dos novos cursos de licenciatura a distância estarão disponíveis apenas para professores da educação básica pública, afinal essas vagas vêm atender ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que em Minas Gerais ficou a cargo das universidades federais. A exceção é o curso de licenciatura em Física, que oferecerá o mesmo número de vagas também para estudantes que ainda não atuam na educação básica.

O Pró-Reitor de Graduação da Ufla, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior explica que a seleção para as vagas destinadas aos professores será feita de forma diferente da convencional. Em primeiro lugar, os candidatos têm que se inscrever na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br) para fazer parte do processo e só aqueles que realmente atenderem aos requisitos serão selecionados. Os critérios de desempate, que podem ser acessados no edital da Copese (http://www.copese.ufla.br) incluem idade e tempo de serviço, entre outros.

Já os cursos presenciais recém-criados terão suas vagas preenchidas por um vestibular especial a ser realizado em julho de 2010, uma vez que as vagas dos demais cursos já existentes serão preenchidas pelos candidatos que realizaram o ENEM em 2009.

Além disso, ele comenta que outros cursos de licenciatura presenciais já existentes na Ufla estarão oferecendo, a partir do primeiro semestre de 2010, 25 vagas adicionais (no total) para professores da educação básica. Essas vagas já estão disponíveis na plataforma freire para inscrição até o dia 10 de janeiro de 2010.

Bacharelados

No caso de Direito, o motivo da criação do curso está ligado ao fato de não existir nenhum curso público nessa área no Sul de Minas e, portanto, ser uma demanda antiga da sociedade de Lavras e região. Já o de Administração Pública pretende formar administradores treinados especialmente para a área pública, atendendo, com isso, ao Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos.

Mais informações: www.ufla.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: