dcsimg

Universidade divulga aprovados na 1ª fase do PSS 2010


35.355 pessoas continuam na disputa por uma das 6.082 vagas na Universidade Federal do Pará. A lista com os 32.124 aprovados na 1ª fase do concurso foi divulgada pelo Centro de Processos Seletivos da Instituição (CEPS). 15.593 estudantes foram reprovados. A próxima etapa será no dia 24 de janeiro e tem como grande novidade a prova de redação para os candidatos indígenas, que, pela primeira vez, possuem reserva de vagas no certame.

O resultado da primeira fase do PSS 2010 foi publicado apenas cinco dias depois da realização da prova. "Toda equipe do CEPS trabalhou intensamente para que a lista de aprovados saísse o mais cedo possível. Fizemos horas extras para garantir o cumprimento do calendário do concurso e a manutenção do calendário acadêmico. Além disso, obviamente, os candidatos precisam saber, com a máxima antecedência possível, se seguem ou não no concurso, até mesmo para se prepararem para a próxima fase", lembra Arquimimo Almeida, integrante da Coordenação Pedagógica do CEPS/UFPA.

Seguiram na concorrência por uma vaga na Universidade os candidatos que obtiveram mais de 30% de acerto nas questões da prova e que tiveram, no máximo, três notas zero. No site do CEPS (www.ceps.ufpa.br), os aprovados já podem verificar se seguem ou não no concurso.

"A partir desta segunda-feira, dia 18, todos devem reimprimir o cartão de inscrição para ter acesso ao seu local de prova na segunda fase. Os candidatos devem ficar atentos porque a maioria das escolas onde farão a fase seguinte foi alterada", recomenda Arquimimo Almeida.

40.856, dos 47.717 candidatos inscritos para participar na 1ª fase do concurso em 2010, fizeram a prova no dia 10 de janeiro. 6.851 estudantes foram eliminados do certame por falta e 32.124 foram aprovados nesta etapa.Outros 502 candidatos realizaram a 1ª fase no PSS 2009 e agora farão apenas as duas etapas seguintes. Por isso, 32.626 pessoas farão a prova do dia 24 de janeiro. O CEPS lembra ainda que 2.227 estudantes farão apenas a terceira fase, a ser realizada no dia 11 de fevereiro, totalizando, assim, 35.355 pessoas concorrendo a uma vaga na UFPA.

Recursos: Dos quatro recursos que a UFPA recebeu, solicitando a anulação de questões da prova, todos foram indeferidos. Portanto, não há questões anuladas nesta fase.

Indígenas: Pela primeira vez, a UFPA disponibiliza duas vagas a mais em todos os seus cursos de graduação reservadas, especificamente, para candidatos indígenas. Ao todo, 194 pessoas concorrem a uma destas vagas e farão uma redação no dia 24, nos municípios de Belém, Altamira, Santarém e Marabá. Entre os cursos mais concorridos para esse segmento, estão Medicina, Pedagogia e Direito.

Mais informações: www.ceps.ufpa.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: