dcsimg

USP e Unicamp vão manter lista unificada de livros para vestibular


A Fuvest e a Comvest - que organizam os vestibulares da USP e da Unicamp, respectivamente - confirmaram que vão manter a lista unificada de livros obrigatórios neste ano.

Os nove livros valerão pelos próximos dois vestibulares. As obras ficam assim mantidas por um ciclo de três anos para que o aluno do ensino médio tenha tempo de se preparar.

Por isso, a Unicamp informou que a próxima lista deve ser anunciada em dois meses e valerá a partir do ano letivo de 2012, para os concursos com ingresso em 2013, 2014 e 2015.

Maria de Lourdes da Conceição, professora de literatura do Objetivo, diz que essa organização facilita muito para o aluno que está no segundo ano, por exemplo. Ela não considera as obras difíceis, mas afirma que o ideal é que os vestibulandos comecem a ler as obras desde já. O mais importante, afirma, é o aluno ler as obras pensando em compará-las, pois é assim que elas costumam cair no vestibular.

Fernando Marcílio, professor do Anglo, sugere um esquema de leitura em pares ou trios de livros para correlacioná-los. O primeiro trio é Iracema, Memórias de um Sargento de Milícias e O Cortiço.

A primeira obra caracteriza-se pelo romantismo mais tradicional, enquanto "Memórias" subverteu elementos típicos desse estilo, com o uso do humor e da figura do anti-herói. Já em O Cortiço o amor é reduzido a uma atração física, diz Marcílio. Ele também propõe ler Dom Casmurro e A Cidade e as Serras em sequência. Já a dupla Vidas Secas e Capitães da Areia têm a temática social como pano de fundo, diz o professor.

Sobre Antologia Poética, quem dá a dica é Maria de Lourdes, do Objetivo: É para ler ao longo do ano. Ambos concordam que Auto da Barca do Inferno é o livro mais simples. A sugestão é que seja o primeiro a ser lido.

Sidnei Sousa, 20, já leu todos os livros da lista e espera que, assim, consiga a sonhada vaga em jornalismo na USP. "Neste ano vai", diz o aluno, que prestará vestibular pela quarta vez.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: