dcsimg

Liberado gabarito da 2ª fase do PSS


Candidatos inscritos na 2ª fase do Processo Seletivo Seriado 2010 realizaram neste domingo, 24 de janeiro, as provas aplicadas pela Universidade Federal do Pará. O exame ocorreu de forma tranquila e sem grandes incidentes. Do total de 35.355 candidatos que seguem no concurso, 33.128 participaram da segunda fase de provas, sendo que 2.227 deles se inscreveram apenas para a terceira etapa do Processo. O domingo também foi marcado pela realização da primeira etapa de um processo seletivo especificamente direcionado aos indígenas.

A prova, que teve cinco horas de duração, com término às 13h, constou de 54 questões de múltipla escolha, sendo seis de cada disciplina: Português, Matemática, Biologia, História, Geografia, Física, Química, Literatura e Língua Estrangeira.

> Confira questões e gabarito

Faltosos - Segundo o CEPS, 1.154 candidatos faltaram à prova em todo o Estado. Na Região Metropolitana de Belém, foram contabilizados 753 faltosos, equivalentes a 3,18% do total de inscritos, sendo 651 em Belém (3,29%), 91 em Ananindeua (2,81%) e 11 em Icoaraci (1,71%). No interior, 401 (4,24%) candidatos também não compareceram ao exame. Houve provas em Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Itaituba, Jacundá, Marabá, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Rondon do Pará, Santarém, Soure, Tailândia, Tomé-Açu, Tucuruí, Uruará e Xinguara.

Indígenas - Pela primeira vez, a Universidade destina vagas, especificamente, para candidatos indígenas. No total, 194 índios tiveram inscrições homologadas para participar do certame, mas 144 compareceram aos locais de prova. Houve provas em Belém, onde estavam lotados 54 indígenas, Santarém (62); Altamira (44) e Marabá (34). Os faltosos nesse segmento somam 50 índios, sendo 17 em Belém, 11 em Santarém, 14 em Altamira e 8 em Marabá.

Para Marlene Freiras, presidente da Comissão permanente de Processos Seletivos da UFPA (COPERPS), a distância pode ser a causa do número de faltosos entre estes candidatos. "Sabemos que a maioria deles vive em aldeias e que o acesso a esses locais é complicado. Essa situação, somada ao período de chuvas, pode ter sido a causa desta desistência. Apesar de sabermos que várias instituições como a Fundação Nacional dos Índios (FUNAI) e associações indígenas têm dado apoio neste deslocamento", esclareceu.

Os indígenas concorrem a 112 vagas criadas especificamente para eles nas graduações às quais demandaram. Entre os cursos mais concorridos, estão Medicina, Pedagogia e Direito. A prova da primeira etapa desse processo diferenciado constou de uma redação, que pediu aos candidatos uma dissertação sobre a história da etnia à qual pertence. A última fase dessa seleção específica, que consistirá em uma entrevista individual a ser ministrada e avaliada por comissão especial, será na segunda semana de fevereiro.

Próximas etapas - A previsão é a de que o resultado sobre os que continuam no Processo para realizar a terceira fase seja divulgado com agilidade. Para ser aprovado, o candidato não poderá ter mais de três notas zero e deve ter, no mínimo, 40% de acertos nas questões. A última etapa do PSS 2010 ocorre no dia 11 de fevereiro. A prova constará de 45 questões de múltipla escolha, sendo 5 de cada disciplina (Português, Matemática, Biologia, História, Geografia, Física, Química, Literatura e Língua Estrangeira) e uma redação.

Para conferir os números detalhados da segunda fase do PSS 2010 acesse: www.ceps.ufpa.br.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: