dcsimg

Candidato terá seis dias para escolher curso em universidade federal pelo Enem


Os candidatos a uma vaga em universidades federais que adotaram o Enem como sistema único de seleção terão seis dias para fazer a primeira opção de curso e instituição.

O sistema poderá ser acessado da próxima sexta (29) a 3 de fevereiro, estima o Ministério da Educação. A data inicial depende de o Inep (responsável pelo Enem) entregar as notas ao MEC até dia 28, quinta.

A poucos dias da divulgação, não foi explicado ainda aos estudantes como usar o sistema, o que tem causado ansiedade. Mas o MEC diz que há tempo para entender o funcionamento.

Quem informou o celular na inscrição do Enem será avisado, por SMS, das notas e do período que tem para acessar o sistema. Haverá também campanha em emissoras de rádio.

A página do sistema já está na internet (sisu.mec.gov.br), mas não está pronta. Ele oferecerá só as vagas das universidades que adotaram o Enem como única forma de seleção - para parte ou todos os cursos.

O aluno terá três oportunidades para saber se sua nota no Enem é suficiente para obter uma vaga na instituição desejada -a primeira delas justamente de 29/1 a 3/2.

Dentro desse período, o aluno poderá mudar a escolha de curso e universidade quando quiser. Se a nota no Enem garantir a vaga, ele terá mais sete dias para se matricular.

Quem não conseguir uma vaga poderá tentar mais duas vezes - de 12 a 20/2 e de 1º a 3/3, disse o MEC às universidades federais na última segunda. Nessas etapas, o sistema excluirá as vagas já preenchidas e exibirá as que sobraram.

Os alunos poderão concorrer a 48 mil vagas em 25 universidades federais -mais institutos tecnológicos federais, a Escola de Formação do IBGE e parte dos cursos da Universidade Estadual do Norte Fluminense.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: